Jogos de tabuleiro garantem diversão e aprendizado para as crianças

Os jogos de tabuleiros, muito utilizados até a década de 1990, e que foram trocados pelas brincadeiras eletrônicas, estão voltando com toda força.

Com o objetivo de acompanhar a era digital e continuar sendo diversão para a criançada, os jogos de tabuleiro estão sendo modernizados e apresentados em novas versões.

Um exemplo clássico dessa modernização é o Super Jogo da Vida, em que as notas coloridas foram trocadas por cartão de crédito ou débito, com direito a máquina de cartão.

Esses jogos de tabuleiro são uma ótima diversão para as férias, além de estimular habilidades essenciais, como a comunicação verbal, o raciocínio e a interação social.

“Além de estreitar os laços e aproximar pais e filhos, os jogos estimulam a imaginação, a criatividade, a concentração, a autoestima e, até mesmo, o equilíbrio das crianças”, afirma a Psicopedagoga Eliana Agostini, em matéria publicada na Revista Crescer.

Acompanhe na íntegra a reportagem Jogos de tabuleiro garantem diversão e aprendizado para as crianças, ou acesse o site

Jogos de tabuleiro garantem diversão e aprendizado para as crianças

Na era dos eletrônicos, jogos se modernizam para atrair os pequenos e integram toda a família

Mais do que diversão, os jogos de tabuleiro podem se transformar em um importante estímulo para o desenvolvimento do seu filho. Na hora da brincadeira, as crianças trabalham a comunicação verbal, o raciocínio lógico e a interação social, habilidades essenciais para o crescimento dos pequenos.

Para a psicopedagoga Eliana de Agostini, as férias são uma ótima oportunidade para se criar o hábito dos jogos em família. “Além de estreitar os laços e aproximar pais e filhos, os jogos estimulam a imaginação, a criatividade, a concentração, a autoestima e até mesmo o equilíbrio das crianças”, recomenda a especialista.

E para acompanhar a evolução dos pequenos e concorrer com os atrativos dos eletrônicos, muitos jogos se modernizaram e se apresentam agora em novas versões. Vale a pena conferir essa mistura do clássico com o novo que une e integra gerações.

Super Jogo da Vida
Os objetivos permanecem os mesmos: passar no vestibular, seguir em uma carreira, casar, ter filhos e acumular riquezas ao longo da vida. Entretanto, acompanhado as mudanças do tempo, o jogo, que acaba de completar 25 anos, apresenta sua nova versão com a substituição das tradicionais notas coloridas pelos cartões de débito e crédito. Uma experiência muito mais atual e próxima dos pequenos.
Idade: A partir de 8 anos

Imagem e Ação Júnior
Nesse jogo, o que mais vale é a criatividade e imaginação das crianças na hora de associar os desenhos com as palavras. Na versão júnior, o Imagem e Ação traz dois baralhos, um azul com palavras simples, ideal para as crianças entre 5 e 7 anos, e um vermelho, com palavras mais complexas, para os pequenos entre 8 e 10 anos.
Idade: De 5 a 10 anos

Detetive 3D
O jogo que envolve inteligência e dedução para se descobrir o local do crime, a arma utilizada e o real criminoso entre os suspeitos, vulgo jogadores, ganhou agora sua versão 3D. Tanto embalagem, tabuleiro como cartas receberam o tratamento que aproxima as imagens dos olhos dos jogadores através dos óculos inclusos no kit do jogo.
Idade: A partir de 8 anos

Detetive 3D
Uma mão aqui, um pé acolá. No Twister, os participantes precisam demonstrar muito jogo de cintura e flexibilidade para dar conta da brincadeira. Agora, uma roleta eletrônica dá as indicações e o corpo faz todo resto. O jogo envolve ritmo, coordenação e muitas risadas. É diversão garantida para a família toda.
Idade: A partir de 6 anos

Super Banco Imobiliário
Na hora da brincadeira as crianças adoram reproduzir a atitude dos pais. Pensando nisso, na nova versão do Banco Imobiliário, as notas de papel também foram substituídas pelos cartões de débito e crédito. E se objetivo do jogo é o sucesso financeiro, os jogadores podem se animar com a compra fictícia de companhias reais. Pelo menos durante o jogo, os participantes podem ser donos de algumas das maiores empresas do país.
Idade: A partir de 8 anos

Candy Land
As crianças pequenas também podem brincar com jogos de tabuleiro. O Candy Land, por exemplo, é recomendado para os pequenos a partir dos três anos de idade. A lógica do jogo se baseia nas cores. Cada carta possui uma cor e é de acordo com ela que a criança se move no tabuleiro. Fácil compreensão e entretenimento alegre para os pequenos.
Idade: A partir de 3 anos

Voltar ao topo