II Ciclo de Debates de 2013
"Pais e filhos: Conversando sobre excessos e limites"

O II Ciclo de Debates de 2013 do Colégio Cruzeiro - Centro, organizado pelas Orientadoras Educacionais da unidade, foi realizado no dia 20 de agosto, no auditório da unidade, com o tema: "Pais e filhos: Conversando sobre excessos e limites".

O debate, voltado para pais e responsáveis dos alunos, teve como objetivo orientar sobre as maneiras de agir nas relações entre pais e filhos em diferentes situações e fases da vida.

Estiveram presentes o Diretor da unidade, Professor Egon Paulo Dreyer, e a equipe de Orientação Educacional da escola, composta por Edna Vasconcellos, Rosângela Zambrano, Deyse Borges, Aline Bittencourt e Denize Peterson.

A palestra, comandada pela Psicóloga Sandra Soares Arôca, abordou pontos fundamentais da educação e das relações estabelecidas na família, como os excessos e limites vividos por crianças e adultos em diferentes momentos da vida cotidiana, as mudanças no modo de exercer a autoridade, através de uma comparação da geração atual com as gerações passadas e os novos impasses enfrentados pelos pais.

"Antigamente as relações se davam de forma hierárquica, havia um pacto geracional baseado na ordem e obediência. Hoje nós temos um modelo igualitário nas relações, onde as crianças ganharam espaço para argumentação, por já serem reconhecidas como alguém que tem vontades e desejos. Mas é preciso entender que existem NÃOS inegociáveis em determinados momentos", explicou Sandra.

Subtemas como o consumismo, a teenafização, a cultura do narcisismo, o viver em sociedade, adolescência, a importância das frustrações e os conflitos mais marcantes, também foram abordados durante o debate.

A questão do ineditismo das situações, vividos por muitos pais, também foi citada na palestra. Segundo a palestrante, antes os pais se baseavam em situações já conhecidas por eles para educar os filhos, hoje eles passam por situações inéditas e na maioria das vezes não sabem como agir, permitindo assim que os filhos os ensine como se comportar.

Após a palestra, os pais puderam expor suas opiniões, experiências e tirar dúvidas a cerca do tema. Para concluir Sandra explicou ainda que: "As frustrações são necessárias. É preciso deixar lugares vazios e suprir satisfações parciais para que a criança amadureça e aprenda a valorizar".

Ao final, a Orientadora Rosângela Zambrano encerrou o evento agradecendo a presença de todos e frisando que: "Não existe receita para educar, é preciso exercer o papel de pai, o aprendizado vem com o dia-dia. Procurar não usar o autoritarismo, mas com autoridade, cuidando sempre para que eles vivenciem o que é pertinente a idade deles", finalizou.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade