Colaboradores e pais de alunos
participam de Ciclo de Debates

"Geração Digital - Entre o prazer e a dependência". Esse foi o tema abordado no Ciclo de Debates promovido pela equipe de Orientação Educacional do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá, realizado no dia 16 de outubro, no hall do Cruzeirinho.

Com a presença de alguns colaboradores do Colégio, de pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, o evento contou com a palestra da Psicopedagoga e Psicomotricista Rita Thompson, que falou sobre a dependência de crianças, jovens e adultos em relação às novas tecnologias. "Esse vício causa tantos desgastes quanto às drogas", comparou a especialista, que ainda analisou a questão em termos neurológicos, explicando o que acontece no Sistema Nervoso, através da ativação do circuito de recompensa.

Segundo Rita Thompson, essa dependência reflete na perda da liberdade das crianças e dos jovens, que deixam de sair de casa e trocam brincadeiras como pique, bola e corda por jogos eletrônicos. "Essa perda de liberdade afeta não só as crianças, mas também a família, que acaba perdendo o vínculo com os filhos e o diálogo, o que fica potencializado pela escassez de tempo de algumas famílias, em função das demandas de trabalho", explicou Rita.

A psicopedagoga mostrou, ainda, alguns pontos negativos desses excessos tecnológicos, como as alterações comportamentais, emocionais e adaptativas na comunicação/socialização e nas capacidades cognitivas e psicomotoras. "É necessário que os pais prestem mais atenção, também, às necessidades de seus filhos, abrindo espaço para que eles verbalizem, digam o que sentem. Assim eles não terão tanta necessidade de buscar esse refúgio em outros espaços", analisou.

O grande desafio para os pais, de acordo com a especialista, é equilibrar o lado afetivo com a firmeza na hora de impor limites. "Não é, 'por favor, meu filho, faz isso'. É já chegar com a regra pronta. É difícil, mas é necessário adequar as regras às necessidades, e elas têm quer ser claras e simples, direcionando o que deve ser feito.", definiu.

Finalizando o debate, a palestrante abriu espaço para os presentes exporem suas experiências, trocando ideias e esclarecendo as dúvidas.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade