Índice de Desenvolvimento Humano é debatido pelo 8º ano

As turmas de 8º ano do Ensino Fundamental desenvolveram, durante o mês de maio, uma exposição de colagens elaboradas com gravuras que expunham as diversas realidades sociais do Brasil. O painel foi resultado de discussões sobre a realidade socioeconômica do país, tema debatido em paralelo ao conceito de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), abordado nas aulas de Geografia.

O Brasil ocupa o 79º lugar no ranking mundial, elaborado com base nos dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita. Apesar de ter subido de posição no último levantamento divulgado pela ONU, em 2014, e superado a média da América Latina e Caribe, o país ainda possui grandes disparidades internas.

Com isso em mente, os alunos foram incentivados a pensar sobre a questão da cidadania e fazer uma análise da situação social e econômica brasileira, exercício crítico que vem sendo trabalhado ao longo do ano e enriquecido pela leitura do livro "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein.

Segundo a Equipe de Geografia, o projeto não visa apenas o âmbito escolar, mas também o papel dos estudantes perante a sociedade em que vivem.

"Nosso objetivo é desenvolver a cidadania. Nós trabalhamos para que o aluno seja mais crítico e esteja preocupado com as questões sociais que o cercam. Essa iniciativa foi positiva para preparar e mostrar a esse aluno a existência de realidades diferentes das que fazem parte da sua vivência, e para que ele exerça seu papel de cidadão", afirmou o Coordenador de Geografia do segmento, José Ricardo Castellar Marques.

O resultado desse debate pode ser conferido no painel com colagens montado pelos alunos, disponível abaixo.

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