Palestra sobre a vida na Alemanha Oriental

No dia 5 de abril, alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participaram de uma palestra sobre a vida na Alemanha Oriental antes, durante e depois da queda do muro de Berlim, em 1989. O encontro, conduzido pelo Professor Wolfhardt Schäfer, integrou a programação da 2ª Semana de Língua Alemã.

Para dar início à tarde de diálogo e troca de conhecimento, a Coordenadora de Língua Alemã Ana Cristina Carvalho falou sobre como a aprendizagem de uma língua estrangeira contribui não só para a formação acadêmica do indivíduo, mas também para a ampliação de seu repertório cultural.

"Aprender uma língua não é apenas pronunciar palavras ou juntar fonemas, é saber o que está por trás dela e em qual contexto cultural ela está inserida. Aprender sobre a Língua Alemã transpõe o fator idioma e carrega consigo temáticas de Geografia, História, Sociologia, Antropologia e tantas outras mais", afirmou a Coordenadora.

Nascido na Alemanha, Wolfhardt Schäfer conversou com os alunos sobre sua vivência familiar e pessoal ainda na década de oitenta, na cidade de Gießen. O professor relatou também como ele, quando ainda criança, sentia a atmosfera do país durante a queda do muro que separava Berlim Ocidental - formada pelos setores de ocupação norte-americano, britânico e francês -, da Berlim Oriental - que integrava o setor soviético da capital dividida após a 2ª Guerra Mundial.

"Apesar de ter nascido em 1981 e o muro tendo caído em 1989 eu vivi essa história. Não sabia muito bem o que estava acontecendo, mas podia perceber que era algo fantástico. Algo histórico", contou ele.

Além de relatar sua história, Schäfer também tirou dúvidas e esclareceu os questionamentos dos alunos.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade