Série de debates integra Biologia e Sociologia
No dia 12 de abril, os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma atividade integrada entre as disciplinas de Biologia e Sociologia, na qual debateram sobre diversos temas como transgêneros, descriminalização do aborto, utilização de células tronco e testes em animais.
O debate, organizado pelos professores Rafael Tavares e PatrÃcia Correa, tinha como objetivo aprimorar proficiências como argumentação, fluência ao falar em público, agilidade de pensamento ao refutar argumentos de outros e respeito ao defender suas posições.
"A maioria dos alunos apresentou grande empenho em buscar argumentos consistentes e não se restringiu ou achismo", avaliou Rafael Tavares, que ministra as aulas de Biologia para o segmento.
Os temas foram divididos entre os grupos por meio de um sorteio, que delimitou não só a temática de cada um dos debates, mas também o posicionamento de cada equipe em cada tema.
"A impossibilidade de escolha era um dos objetivos, pois faz com que eles pratiquem o poder argumentativo para defesa de uma posição, mesmo sem necessariamente concordar com o seu ponto de vista pessoal", explicou o Professor Rafael.
O evento, realizado em um esquema de rodÃzio, possibilitou que todos os alunos fossem debatedores e espectadores. Seja pesquisando para que tivessem dados suficiente para o debate ou ouvindo os argumentos utilizados pelos colegas, o encontro possibilitou aos estudantes aprofundarem seus conhecimentos sobre todos os temas propostos.
"Eu achei a iniciativa muito boa, porque durante as aulas nós não temos muito espaço para debater temas polêmicos devido à nossa grade curricular, que já é grande. Mas eu acho que o colégio tem a obrigação de tratar de conceitos como esse, porque o colégio forma os alunos não só de maneira acadêmica, mas também para a vida. Além disso, a oportunidade de poder argumentar e, muitas vezes, defendendo posições contrárias à s nossas pessoais, nos faz entender o outro lado", disse LuÃza Benamor, da turma 201, que participou do debate sobre transgêneros.