Ciclo de Debates aborda as relações entre pais e filhos

No dia 28 de setembro, o Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá recebeu os pais da Educação Infantil ao Ensino Médio para o Ciclo de Debates, com o tema "O mito da felicidade na conexão entre pais e filhos". Coordenado pela equipe de Orientação Educacional da unidade, o evento, realizado periodicamente com o intuito de propor discussões de temas relevantes para o desenvolvimento dos estudantes e das famílias, teve como convidada a Psicóloga e life coach, Lúcia Almeida.

Ao dar as boas-vindas aos pais, a Vice-Diretora Ana Paula Ramos ressaltou a importância de debater sobre o paradoxo atual: dar tudo às crianças e poupá-las dos reveses da vida ou colocá-las em contato com o mundo real?. "Cada um internaliza suas perdas ou conquistas de uma maneira e acaba elaborando, também emocionalmente, à sua maneira. Nós precisamos nos preparar para entender como esse processo de elaboração impacta na construção das crianças, para melhor apoiá-las", comentou.

Com experiência profissional também como terapeuta familiar, a psicóloga abordou situações do cotidiano de quem tem crianças ou jovens em casa, ressaltando a importância da reflexão a respeito das demandas atuais, com percepção das características pessoais, respeitando os limites e as possibilidades de cada um. "É importante você olhar para o seu filho e vê-lo como único, não compará-lo com o filho do outro ou até mesmo com seu outro filho. Mais relevante ainda é olhar para o lado e perceber o ambiente que estamos proporcionando aos nossos filhos", lembrou.

Lúcia pontuou ainda a relevância de entender as necessidades das crianças, e respeitá-las caso queiram seguir um caminho na vida diferente dos padrões da família, principalmente no que se refere aos seus interesses e gostos. "Dar a eles amparo para que eles não tenham medo de decepcionar vocês, entendendo suas múltiplas habilidades, e impondo limites, é dar aos seus filhos atenção, amor", observa.

Para encerrar o encontro, Lúcia frisou que a tão sonhada felicidade está diretamente ligada ao autoconhecimento, e que a atuação mais equilibrada por parte dos adultos é fundamental para a estruturação de crianças e jovens, a fim de que não sucumbam diante das dificuldades.

Raquel Bonelli, mãe de um aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, destacou a importância desse espaço de interação entre família e escola: "Na correria do mundo atual, acabamos funcionando muito no modo automático e seguindo padrões. É muito bom quando temos a oportunidade de parar para refletir sobre a forma como nos relacionamos com os nossos filhos, e enxergar como as nossas bases impactam na maneira como conduzimos a educação de nossas crianças. Quanto mais isso for trabalhado, provavelmente, melhor será nosso relacionamento com as crianças, e a forma como vamos impactar a vida delas", disse.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade