Zumbi dos Palmares é tema de aula de História

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá tiveram como tema das aulas de História, no primeiro trimestre, o livro "Quilombo dos Palmares", do historiador Flávio Gomes. Durante as aulas, puderam refletir a respeito da importância bem como, reconhecer as contribuições da população negra para sociedade e história do País, além de tratar do tema: preconceito.

A atividade teve como objetivo trazer à tona os aspectos culturais e padrões sociais que merecem ser repensados, uma vez que não há espaço mais para o preconceito e para invisibilidade de algumas questões que tangenciam esse tema. Reconhecer, valorizar e promover o diálogo entre diferentes perspectivas culturais amplia a visão acerca dos temas estudados.

Ao descrever um dos maiores quilombos do Brasil, o livro "Quilombo dos Palmares" conta, a partir de ricas fontes documentais, a transformação de um escravo em herói, e a resistência contra a escravidão como símbolo da luta contra o preconceito racial.

Uma das etapas do trabalho foi realizada em pequenos grupos de discussão, considerando a abordagem feita pelo autor, nos diferentes capítulos que compõem a obra. A socialização das apreciações de cada grupo gerou um seminário, em sala, com ricas reflexões.

Tendo como base os conhecimentos construídos ao longo do trabalho, os alunos sintetizaram suas ideias em frases. As sínteses, expostas no mural corredor, também promoveram aprendizagens e outras reflexões para as demais séries que estudam no Prédio Novo.

Confira algumas frases dos estudantes e fotos das apresentações em sala de aula:

'A cor que os escravizou, uni-os na luta pela liberdade'

' A escravidão dói tanto quanto a morte'

'O grito forte dos Palmares ainda ecoa e nos faz refletir sobre quem realmente somos'



  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade