Relato de experiência: construção de moradia de emergência

"Foi uma experiência impactante e inesquecível". Assim os 18 alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá resumiram a participação na construção de uma moradia de emergência, realizada durante três dias no Jardim Gramacho, através do Projeto de Ação Social, em parceria com a ONG Teto e com apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro e do Retiro Humboldt.

O grupo se reuniu, no dia 21 de agosto, no auditório da unidade, para relatar a experiência e falar sobre as ações desenvolvidas para reunir apoio material, financeiro e físico de responsáveis, alunos e parceiros para empreender esse projeto, que contou, ainda, com a participação dos professores Diomário Junior e José Ricardo Castelar. "Apesar do cansaço, pois pouco se dorme, é muito gratificante o trabalho realizado. A cada avanço na obra o orgulho de fazer parte de tudo cresce", destacou José Ricardo.

Ana Luísa Cerqueira foi uma das alunas que participou da construção e relatou o quanto essa experiência foi diferente e gratificante. "Tudo que vivi ali foi diferente, é uma realidade que acaba passando despercebida já que temos sempre uma casa e uma cama quente nos esperando. Mas é recompensador, a cada buraco cavado, a cada progresso na obra, íamos esquecendo o cansaço e a alegria tomava conta, pois eu sabia que eu estava fazendo muita diferença na vida de uma família inteira", lembrou emocionada.

A Coordenadora de Comunicação da ONG, Ana Bivar, presente ao encontro, aproveitou para explicar o objetivo do trabalho e como as pessoas podem participar sendo voluntários. Ela reproduziu um vídeo com depoimentos de voluntários e pessoas que receberam a doação, e todos puderam perceber o quanto é importante esse trabalho. Às vezes, para nós, pode passar despercebido porque temos nossa casa, mas essas pessoas muitas vezes nunca tiveram um teto e dependem disso para realizar sonhos", contou ela.

Ana ainda contou que a ONG Teto busca construir moradias mais dignas e promover a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, formar lideranças comunitárias e envolver toda a comunidade em projetos que tragam melhorias para a população local.

Para quem deseja participar do projeto, os alunos do Colégio deixaram um recado: "Participem! Você começa a valorizar pequenas coisas na rotina que nós temos o privilégio de ter. Vocês não irão se arrepender, garantimos".

João Pedro de Souza, assistiu o relato dos colegas e ficou tocado ao escutar cada detalhe. "Eles deixaram muito claro que é uma experiência para a vida, para valorizarmos o que temos, e para nos conscientizar do quanto é importante ajudar ao próximo. Algumas vezes entramos na zona de conforto e achamos que fazer alguma doação é suficiente, mas quando escutamos experiências assim podemos visualizar outras formas de ajudar que talvez sejam mais eficazes", disse.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade