2ª Série visita Ouro Preto e Inhotim

As turmas da 2ª série do Ensino Médio participaram, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, de uma viagem para Minas Gerais com o objetivo foi desenvolver repertório sociocultural, em um estudo de campo. O grupo foi acompanhado pela Coordenadora de Segmento, Neide Coelho, pelos Coordenadores de Área Fábio Cerbello e Leila Noronha, de Ciências e Língua Portuguesa, respectivamente; e pelos professores Carla Schupp, de Educação Física, Claudio Cruz, de Química, Gladstone Ferreira, de Língua Inglesa, e Leonardo Padilha, de História.

Antes da chegada ao destino final, os alunos pararam em Congonhas do Campo, onde tiveram explicações sobre o Barroco e sobre a obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Os professores exploraram as riquezas culturais e artísticas e as formas de manifestação da religiosidade, em especial nas capelas que reconstituíram os Passos da Paixão de Cristo.

Ao chegar a Ouro Preto, o grupo participou de um sarau na Praça Tiradentes, em meio à magia do casario colonial. Lá, eles reviveram as histórias dos inconfidentes, o amor de Dirceu e Marília e a música mineira do Clube da Esquina. Poesia, música e emoção marcaram a noite.

Após essa experiência, seguiram para Brumadinho, cidade onde fica o Instituto Inhotim. No museu a céu aberto, eles visitaram as galerias de Adriana Varejão, Cildo Meireles, Hélio Oiticica e Tunga, além de admirarem o tratamento paisagístico feito por Burle Marx. Encantados com o local, os alunos tiveram explicações sobre a arte contemporânea e sua ligação com a literatura.

Continuando a imersão de conhecimento histórico e artístico, professores e estudantes seguiram para o centro de Ouro Preto e visitaram a Igreja de São Francisco de Assis, onde aconteceu uma aula de Barroco e de Rococó, nas Artes e na Literatura, e o Museu da Inconfidência, onde houve uma aula de história com relações com os tempos atuais. Atentos, os alunos ainda ouviram as palavras finais dos professores e as orientações relacionadas aos trabalhos que serão baseados nas informações colhidas na viagem.

A aluna Thais Moritz, da turma 201, resumiu a experiência, "o estudo de campo significou muito para mim. Pude ver de perto tudo aquilo que aprendi na sala de aula, de forma enriquecida. Minha parte preferida foi Inhotim, lugar maravilhoso que permitiu vários debates sobre os significados das obras, o que aumentou ainda mais meu interesse pela arte. Só tenho a agradecer pela oportunidade.", comentou.

O aluno Gustavo Frade, da turma 203, também expressou o entusiasmo com a experiência. "As viagens de estudos das turmas 200 proporcionam a todos nós uma ampliação de visão de mundo. As explicações dadas pelos professores Leonardo e Leila, em Ouro Preto e Inhotim, contextualizaram a história e arte contemporânea. Esse passeio foi uma grande oportunidade cultural e nos ajudou no desenvolvimento como pessoas. Espero que as próximas séries tenham a mesma oportunidade.", declarou.

Confira, abaixo, as fotos do estudo de campo.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade