Die Zuckertüte para os alunos do 1º ano

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá, receberam, na primeira semana de aula, durante a aula de Alemão, uma surpresa que remonta uma tradição do século XIX: a entrega da Zuckertüte.

O cone de papelão, que contém doces e material escolar, é oferecido pelas famílias, na Alemanha, República Checa e Áustria, no primeiro dia letivo do ensino primário, por volta dos 5 a 6 anos de idade. As primeiras Zuckertüten foram confeccionadas em Jena em 1817, e depois em outras cidades do leste alemão como Dresden e Leipzig. Este costume expandiu-se por toda a Alemanha no início do século XIX.

Durante a aula de Alemão, as professoras contaram a história da Zuckertüte, que tem como objetivo marcar o início de um novo ciclo na vida das crianças, desejando a elas uma "doce" trajetória escolar. "Hoje os pais entregam os cones diretamente para as crianças, mas originalmente não era assim. Os pais deixavam os cones identificados com o nome da criança com a escola, que os pendurava em uma árvore. As crianças tinham, então, que encontrar os seus cones e retirá-los da árvore sem quebrar. A história que era contada na época era a de que existia na escola uma árvore de doces, e que quando a 'fruta' com o seu nome amadurecesse e estivesse pronta para ser retirada da árvore significava que era hora de começar a ir à escola", explica a Professora Roselei Knorst.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade