2ª e 3ª séries do Ensino Médio visitam Região Portuária e assistem a espetáculo musical

Com o objetivo de desenvolver saberes e conhecimentos interdisciplinares fora da sala de aula, as turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram, no dia 22 de março, de uma atividade de campo. O grupo visitou a região portuária do Rio de Janeiro, acompanhado por professores do Colégio.

A atividade teve início na Praça da Harmonia e no Instituto dos Pretos Novos, local em que foi contextualizada historicamente a vinda dos negros escravizados para o Brasil, e a condição sub-humana por eles sofrida, além da ressignificação e da reinvenção da vida operada por esses grupos como forma de resistência. Em seguida, os alunos tiveram uma aula sobre Castro Alves e sua obra poética de abordagem social.

Os professores mostraram as relações entre aspectos históricos, geográficos, culturais e literários de séculos passados, relacionados ao tema. Logo após, todos seguiram para o Cais do Valongo. Temas como a comercialização de homens negros escravizados e a importância da cultura africana na formação do Brasil foram abordados no local.

No cenográfico prédio histórico do Armazém Utopia, os adolescentes assistiram ao espetáculo musical "Canto negro", encenado pela Companhia Ensaio Aberto. As marcantes vozes de Fabiana Cozza, Mauricio Tizumba e Sérgio Santos, sob a direção geral e roteiro de Luiz Fernando Lobo e direção musical de Túlio Mourão, emocionaram os alunos, que, a partir das mensagens contidas nas canções, refletiram sobre aspectos sociais e humanos que abordavam a vida nas senzalas, nos pelourinhos, nos quilombos e nas favelas.

A aluna Laura Sola Bloise, da turma 302, resumiu a experiência. "A aula de hoje despertou em mim sentimentos variados. No Instituto dos Pretos Novos, a reflexão acerca do descaso com o qual os negros escravizados eram tratados, no cais do Valongo, o choro despertado pela constatação da tentativa de apagamento histórico que os grupos marginalizados sofrem até hoje, e na peça Canto Negro, a emoção com os discursos e com as canções", contou a aluna.

Luiz Felipe Araújo Lopes de Sousa, da turma 303, também comentou a atividade. "Essa sexta-feira marcou-nos para sempre. Nas visitas culturais que realizamos, a peça musical nos levou a questionamentos sobre a nossa realidade. Isso torna evidente a importância desse tipo de atividade no sentido de conhecer e vivenciar um pouco mais da nossa história e da nossa literatura", disse.

Confira, abaixo, as fotos da atividade.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade