Visita guiada à Praça XV para responsáveis e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Os responsáveis do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá participaram, no dia 25 maio, de uma atividade especial promovida pela Coordenação de Ensino, em conjunto com as equipes de História e Geografia da unidade. Em companhia dos alunos, e orientados pelos professores, os responsáveis fizeram uma visita guiada pelo Centro do Rio de Janeiro e puderam discutir sobre a História, a memória, a paisagem e a urbanização da capital.

A aula-passeio teve como objetivo enriquecer o repertório cultural por meio de visitas a Centros e Espaços Culturais, Museus, Teatros, Cinemas, e outros locais em que o conhecimento artísticos possa ser ampliado.

Uma das idealizadoras do projeto, a Professora de História, Izabela Vieira, explicou que um dos propósitos da atividade é o estreitamento dos laços entre Equipe Pedagógica e membros da comunidade escolar. "Além de integrar professores, alunos e familiares, a ideia era instigar a reflexão sobre as heranças históricas e as transformações geográficas do Rio de Janeiro no Período Joanino", comentou.

Dentre os locais visitados estavam a Praça XV, o Paço Imperial, a Igreja do Carmo, a Casa França Brasil, o Centro Cultural do Banco do Brasil e a tradicional Confeitaria Colombo. O roteiro foi escolhido para tratar de temas como o Período Joanino, a paisagem e a urbanização da capital e a preservação da memória do Rio de Janeiro.

Gabriel Freitas, pai do aluno Cássio Mota Freitas, da turma 94, foi um dos participantes da aula-passeio. Ele parabenizou o Colégio Cruzeiro pela iniciativa e apontou a experiência como sensacional. "A aula foi muito enriquecedora e singular, pois fugiu do convencional para ensinar não somente a nós pais mas, também, aos alunos, os temas das disciplinas envolvidas", relatou o pai.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade