XI Concurso Literário

No dia 28 de junho, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá participaram do XI Concurso Literário. O evento aconteceu no auditório Alexander von Humboldt e contou com a presença da Diretora Pedagógica Estratégica, Ana Paula Ramos; do Diretor da unidade, Marcos Schupp; da Vice-Diretora da unidade, Lucimar Motta; além das Coordenadoras e Orientadoras Educacionais dos segmentos, da Coordenadora da Ação Social e dos professores de Língua Portuguesa.

A temática proposta para a produção dos poemas relacionou-se à Cultura da Paz. O Concurso foi dividido em três categorias: 6º e 7º anos (Categoria III), com o recorte temático "Solidariedade"; 8º e 9º anos (Categoria II), com o tema "Tolerância e respeito à diversidade humana"; e Ensino Médio (Categoria I), com a abordagem "Por um mundo mais justo". Os poemas vencedores foram lidos pelos professores e coordenadores e os primeiros lugares foram representados pelos alunos do 9º ano e do Ensino Médio, em forma de vídeo ou dramatização, sob a orientação da Professora Monique Carvalho, em uma proposta interdisciplinar de Literatura e Teatro.

Conduzido pela Coordenadora de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, Leila Noronha, e pelo Coordenador de História, Marcelo Ferro, o evento contou com a apresentação do Coral, regido pelo Professor Ivan Martins, e com a participação do ex-aluno Marcello Prado e do Professor de Música Ulisses Nogueira. As músicas apresentadas tinham por tema a Cultura da Paz, como forma de reflexão acerca da necessidade de levar as linguagens da literatura, da música e do teatro a uma conscientização do homem sobre novas atitudes diante do mundo.

A noite foi também marcada pelo lançamento de dois livros: "(Des)fronteiras da poesia", uma coletânea dos poemas premiados no Concurso, e "Das areias da ampulheta", um livro de 25 contos escritos por alunos do Ensino Médio, do Projeto Catarse.

Leila Noronha apontou o quanto o Concurso Literário é fundamental para a educação dos alunos, pois incentiva a leitura. "Sabemos o quanto a criação literária pode despertar no jovem a sensibilidade, o lirismo e a emoção. O ato de escrever traz em si a certeza da plenitude, da eternidade e da consciência. E é essa a nossa busca como professores: que nossos alunos reflitam sobre o mundo que nos circunda e que falem sobre a paz, o amor e a construção de uma sociedade mais justa. Os dois livros lançados nesta noite são a prova maior da descoberta das possibilidades de renovação pela palavra literária", avaliou a Coordenadora.

A aluna Fernanda Maltz, participante do Projeto Catarse, da 2ª série do Ensino Médio, contou o significado que fazer parte do projeto. "O Projeto Catarse significou a realização de um sonho: o de escrever um livro. Desde sempre amei ler e escrever. Portanto, ter meu próprio livro publicado, e com registro na Biblioteca Nacional, é realmente uma grande realização! Esse projeto é o tipo de aprendizado que levarei comigo para sempre, pois as coisas que vivenciei, durante sua execução, são parte de mim agora. Assim, o projeto catarse é algo capaz de mudar a vida das pessoas e deve continuar sempre existindo, de forma a possibilitar que outros alunos também se 'percam' nesse mundo mágico que é a literatura!."

Os alunos receberam medalhas, certificados e livros como premiação do Concurso.

Confira, abaixo, a relação dos alunos premiados e dos participantes do Projeto Catarse.]

CONCURSO LITERÁRIO - Livro: (Des)fronteiras da poesia

1º lugar
Giovanna Andrade de Campos Ribeiro - Categoria I - Texto: Socorro!
Isabela Vieira da Fonseca Hermes - Categoria II - Texto: Gente-onda
Marcela Oliveira do Souto - Categoria III - Texto: Compaixão e luta!
2º lugar
Laura Nascimento de Souza - Categoria I - Texto: Da minha janela, vejo guerra
Rafaela Fratucelli Bravo - Categoria II - Texto: A máscara da humanidade
Carlos Henrique Tavares Moliterno - Categoria III - Texto: Unidos pelo mundo
3º lugar
Enrico Saito Rocha Tasca de Castro - Categoria I - Texto: Guerra de travesseiros
Ana Cely Garrido Gitirana - Categoria II - Texto: Aurora
Letícia Rebello de Almeida - Categoria III - Texto: Doe amor

MENÇÕES HONROSAS
CATEGORIA I
Brunna Basílio Góes Schupp - Texto: Somos o berço da violência
Leandro Cola Gomes - Texto: O caos e o bem
Rian Sant'Anna Menezes - Texto: A paz como nuvem

CATEGORIA II
Carolina Quiroz Tapioca Nogueira - Texto: Caminho da verdade
Vinicius Macedo Guimarães - Texto: A cultura da paz não ocorre nesta terra

CATEGORIA III
Helena Maria Rodrigues Alves Pereira - Texto: A união faz a paz
Leticia Guedes Ramos - Texto: Eu quero mudança
Olivia Carina Kover Lapham - Texto: Faz por dever ou por querer

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade