Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá apresenta Mostra de Robótica
O Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá abriu suas portas, no dia 21 de setembro, para a Mostra de Robótica. O evento, que faz parte das Atividades Extraclasse da unidade, foi organizado pelo Coordenador Marcelo Oliveira com os professores Adriana Machado e Vicente Nunes, de Educação e Tecnologia.
Durante a Mostra os alunos apresentaram atividades e projetos desenvolvidos durante o ano letivo.
A primeira demonstração foi sobre o projeto "De onde vem a energia", tema da aula de eletrônica. Os alunos realizaram um experimento com ingredientes culinários e fizeram uma massa condutora de energia na qual o desafio lançado era acender lâmpadas leds com suporte de pilhas AA. Paralelamente, ainda envolvendo conceitos de eletrônica, apresentaram o multÃmetro, explicando a sua finalidade e o Jogo Circuito Maze, tendo sido este último desafio proposto para desenvolver o pensamento computacional sobre circuitos elétricos.
A Professora Adriana Machado explicou como são feitas as práticas. "Uma das atividades desenvolvidas na Robótica é o desenvolvimento de criação
Maker. A fim de sistematizar os conceitos de circuito elétrico, os alunos criam o Robô-pintor utilizando sucatas, motores e canetinhas", contou.
Outro projeto que os alunos apresentaram na Mostra foi uma programação utilizando a linguagem
Scratch (uma linguagem de programação online), no qual os alunos criaram jogos e animações. Além disso, os estudantes mostraram a exploração do robô
Ozobot, que apresenta a programação com sensores de cores e também a programação em códigos de barras do robô
Edison.
Outro projeto apresentado foi o de
Kits Modelix, trabalhados em diferentes nÃveis de aprendizado. No nÃvel 1, orientados pela Professora Adriana Machado, os alunos montaram o projeto de engenharia de seus carros com peças estruturais do Kit e aprenderam a fazer as primeiras ligações em placa eletrônica. Após as aulas, divididos em duplas, os alunos criaram uma batalha de carros. O vencedor seria quem se mantivesse na arena o maior tempo possÃvel.
Já as turmas de nÃvel 2, orientadas pelo Professor Vicente Nunes, montaram um carro de corrida com controle remoto utilizando a programação no computador.