Café Literário conversa sobre relações familiares

O Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá realizou, no dia 26 de setembro, o Café Literário para pais e responsáveis da unidade. O evento tem como objetivo debater temas de relevância para as famílias, no intuito de aproximar a comunidade escolar, os alunos e os responsáveis.

A abertura do encontro foi feita pela Diretora Pedagógica Estratégica, Ana Paula Ramos, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento para auxiliar nos processos de mudanças pelos quais a sociedade vem passando e a lidar com as mesmas no cotidiano.

A convidada desta edição foi a Psicóloga Cristina Werner, graduada pela UFES e com Mestrado em Psicologia Clínica, que falou sobre sua formação profissional e apresentou alguns aspectos que criam a personalidade e, por consequência, a formação do ser humano. Segundo ela, "vamos criando a personalidade a partir do que vivemos em casa e na escola, e nós pais temos que entender que muitas vezes a maneira como nos tratamos em casa é o ponto de partida para a criança se formar. Por isso, é necessário entender que algumas atitudes que nossos filhos têm são fruto do que a nossa casa é", contou.

Em seguida, ela apresentou alguns desafios para reflexão, como: realinhamento das relações nas famílias; retorno ao trabalho: quem fica com o bebê?; ter um filho com deficiência ou doença; a chegada de mais um filho: negociações necessárias; separação, divórcio ou traição: e os filhos?

Ao apresentar essas questões, a palestrante abriu a conversa para que os responsáveis dessem suas opiniões e trouxessem exemplos vividos por eles. Marcela Andrade, mãe do aluno Lucas Schimitc, do 3º ano do Ensino Fundamental, participou do debate compartilhando como trabalha essas questões em casa. "Eu tento escutar as questões do meu filho e explanar, com linguagem voltada para idade dele, sobre o tema. Na minha opinião não temos que ter pudor. Lá em casa acreditamos que tratar com naturalidade esses assuntos é a melhor forma", comentou a mãe.

Logo após, Cristina dividiu os pais em grupos para um debate a partir de temas que considera mais importantes para serem trabalhados em casa e convidou cada grupo para falar sobre os assuntos.

Márcia Andrade, mãe de Lívia Andrade, da Pré-escola I-2, explicitou o quanto o debate foi engrandecedor. "Às vezes não percebemos que estamos cometendo certos erros, porque estão tão implícitos em nossa rotina. Mas, hoje, a Cristina me fez parar para refletir sobre as minhas atitudes, e isso será certamente muito importante para nosso crescimento".

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade