Mostra de Ciências e Tecnologia 2019 apresentou o tema "Tem Mata Atlântica no quintal da nossa escola"

O Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá promoveu, entre os dias 1 e 4 de outubro, a Mostra de Ciências e Tecnologia com o tema "Tem Mata Atlântica no quintal da nossa escola". O evento foi organizado pelas Coordenações da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, em conjunto com os professores de Educação e Tecnologia, do Laboratório de Ciências e de Educação Ambiental da escola.

A Mostra teve como objetivo o estudo da Mata Atlântica e de sua biodiversidade e destacou a importância da preservação do meio ambiente. Os trabalhos foram expostos no hall do Cruzeirinho e a exposição foi aberta para visitação dos pais e familiares.

As turmas da Educação Infantil compartilharam descobertas sobre a fauna e a flora de espécies na área que circunda a Escola. Por meio de um trabalho colaborativo entre as crianças, o professor de Educação Ambiental, José Henrique Brum, as famílias e as professoras de turma foram confeccionados com material reciclável frutos e animais típicos que podem ser encontrados ao redor do Colégio.

Segundo a Coordenadora do segmento, Solange Monteiro, a atividade mostrou que materiais de descarte podem ser reutilizados. "Eles aprendem a reutilizar objetos, o que contribui para a preservação do meio ambiente. Percebemos como eles foram criativos com a proposta que foi apresentada", explicou.

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental realizaram trabalhos sobre o Ciclo da Água e foram desafiados a conversar e a levantar hipóteses sobre: Como o ciclo da água se transforma? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Qual a origem da água no planeta terra? O homem pode mudar o ciclo da água com o desmatamento? Qual a importância do ciclo da água para a Mata Atlântica?.

A partir das questões propostas, os alunos desenvolveram atividades em uma caixa de areia interativa.

Para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram apresentados os animais nativos da Mata Atlântica e foi proposta uma discussão sobre os valores e ideias de preservação da natureza. Como culminância do projeto, os alunos construíram jogos, desenhos, colagens, animações, linguagem de programação Scratch e também o robô Ozobot, programado por codificação de cores.

As crianças do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram pesquisas sobre a fauna ameaçada de extinção e o tráfico de animais da Mata Atlântica. Os alunos confeccionaram diversos objetos feitos com materiais recicláveis, criaram histórias em quadrinhos, jogos analógicos e digitais e animações realizadas em linguagem de Programação Scratch.

No 4° ano foi explorada a flora da Mata Atlântica. As turmas, nas aulas de Laboratório de Ciências, representaram o bioma utilizando maquetes e o mapa do Brasil. Os alunos utilizaram a técnica de prensagem para identificar algumas espécies da vegetação nativa.

"Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a preservação da Mata, construímos um observatório sinalizando a importância da manutenção da flora e a não intensificação do processo de erosão do solo", explicou a Professora Juliana Gusmão, que destacou ainda os terrários (recipiente onde se reproduz as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos) com mudas nativas do quintal da escola, montados pelos alunos nas aulas de Educação Ambiental.

O trabalho apresentado nas aulas de Educação e Tecnologia foi baseado na proposta de Gamificação. As professoras de turma definiram tópicos os quais os alunos deveriam explorar na produção das cartas do jogo de trilha. "Em um primeiro momento os alunos realizaram uma pesquisa sobre os temas: cultura africana, cultura europeia, cultura indígena, Etnia e Biomas Brasileiros. A partir dessa pesquisa eles confeccionaram um jogo de cartas com perguntas e respostas. Além disso, os alunos usaram o software Tinkercad (https://www.tinkercad.com/) para confeccionar as peças de um jogo em 3D", explicou Adriana Machado, professora de Educação e Tecnologia junto com o Professor Vicente Nunes.

Já os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental trabalharam com o conceito de eletricidade nas aulas de Educação e Tecnologia. Foram realizadas atividades com o intuito de promover o entendimento sobre eletricidade, utilização do Multímetro para realizar medições relacionadas à tensão, corrente e resistência elétrica. Eles ainda usaram um jogo sobre conexões elétricas (https://www.coolmathgames.com/eletric) e também um jogo de tabuleiro com desafios relacionados a conexões elétricas.

Nas aulas do Laboratório de Ciências, foram trabalhadas as usinas de energia nas regiões brasileiras localizadas na Mata Atlântica. Cada turma ficou responsável pela pesquisa e construção de maquetes representando os diferentes tipos de usinas e também de uma cidade que receberia eletricidade.

Segundo Dulce Motta, Coordenadora do 2º ao 5º ano, a Mostra de Ciências e Tecnologia é uma ótima oportunidade para os pais conferirem o que está trabalhado em sala de aula, e também acompanhar o desenvolvimento das crianças. "Ao visitar a feira eles vêem não só o trabalho da turma do seu filho mas tudo o que está sendo trabalhado na Escola ao longo das séries, entendendo o desenvolvimento gradativo das atividades", comentou.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade