Turmas 300 participam de mais uma edição do Colégio Cruzeiro Itinerante Cultural

Os alunos das turmas 300, do Ensino Médio, participaram de mais um CCIC - Colégio Cruzeiro Itinerante Cultural, no sábado, dia 26 de outubro. O projeto, que teve início em 2011, busca estimular e ampliar o desenvolvimento do repertório cultural dos alunos por meio de visitas a museus, centros culturais, teatros, dentre outras possibilidades de incursões que incentivem o conhecimento.

O grupo foi acompanhado pela Coordenadora de Segmento, Neide Coelho, pelos Coordenadores de Área Leila Noronha, de Língua Portuguesa, e Diomário Silva, de Geografia, e pela Professora Patrícia Corrêa, de Sociologia.

A atividade teve início no CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil, com a visita à exposição RAIZ, de Ai Weiwei, artista chinês, considerado um dos nomes mais representativos da arte contemporânea universal. "Os alunos constataram na mostra que permeia a obra de Weiwei a preocupação com os Direitos Humanos e com a liberdade de expressão, além da temática dos refugiados e da crise humanitária no mundo atual. Esses temas foram debatidos no saguão do CCBB em uma aula interdisciplinar, que envolveu Literatura e Sociologia", explicou Leila.

O almoço aconteceu no restaurante Gracioso, na Praça Mauá e, de lá, o grupo seguiu para a Confeitaria Colombo, onde foram abordados assuntos literários sobre o Parnasianismo e a importância da Colombo na vida cultural e intelectual do Rio de Janeiro.

À tarde, o grupo seguiu para o Museu Nacional de Belas Artes. Atentos às telas, os alunos ouviram as explicações dos professores sobre a evolução dos estilos de época nas artes visuais e na literatura. Quinhentismo e Romantismo foram os temas que mais suscitaram a discussão e a reflexão acerca da necessidade de expressar alma e sentimento de artistas em diferentes momentos da evolução humana.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade