Café Literário 2020

No dia 06 de agosto, o Colégio Cruzeiro promoveu uma versão virtual do Café Literário - evento organizado anualmente pela equipe de Orientação Educacional da Instituição. O encontro foi realizado por meio da plataforma Google Meet e teve a participação dos responsáveis pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores, orientadores e professores da Instituição. O tema abordado foi "Sobre a espera: repercussões nas relações" e foi ministrado pela Psicóloga, Fonoaudióloga e Diretora do Espaço Néctar - Centro de Psicologia da Infância, Silvia Carné..

O objetivo do Café Literário foi proporcionar ao público uma reflexão a respeito da capacidade de esperar e de que forma esse processo permite o trânsito do afeto na relação entre o adulto e a criança. A abertura do encontro e a apresentação da palestrante convidada foram conduzidas por Ana Paula Ramos, Diretora Estratégica Pedagógica do Colégio Cruzeiro. De acordo com ela, o debate sobre o tempo e a contemplação toma uma dimensão de expressiva relevância em um contexto tal como o que está sendo vivenciado durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia em 2020.

"Estamos lidando com um cenário no qual o tempo de espera merece ser ressignificado. Se antes nos faltava tempo, hoje talvez ele esteja ainda mais escasso, ainda mais quando nos vimos diante da urgência de reorganização da rotina e percepção da importância da vida. Esperar também requer confiança, tolerância e momentos de reflexão. A espera permeia a maneira com a qual lidamos com nossas emoções e sentimentos. O tempo de espera nos leva a uma viagem simultaneamente afetuosa e inquieta", afirmou Ana. Ela ainda agradeceu a participação dos responsáveis, e reiterou que a equipe pedagógica analisou todos os aspectos para viabilizar essa conversa. "Nós do Colégio Cruzeiro agradecemos a confiança depositada nesse período da pandemia. Procuramos tomar as decisões mais assertivas e entendemos que esse era o momento para realizar esta atividade, como forma de acolhê-los ao iniciar o segundo semestre", destacou a Diretora.

A palestrante iniciou o diálogo solicitando que todos deixassem a câmera ligada para que tornasse aquele momento virtual mais próximo. "Nessa nova forma de conversar, eu sempre peço para ver as pessoas, gosto de ver os espaços, e a gente acaba formando uma zona que transita entre mim e quem está diante de mim". Silvia lembrou que esteve presente na unidade Jacarepaguá no ano passado, nesse mesmo evento, falando sobre gentileza com as crianças, na maneira como os adultos falam com as crianças, e o quanto isso faz diferença no tratamento que as crianças darão tanto em casa quanto nas outras relações. "Hoje nosso tema passa muito pela paciência, por olhar com atenção o outro e, mais uma vez, eu vou defender a infância, aliás, eu vou sempre defender a infância, trabalho com isso há 40 anos e aprendo muito com as crianças", disse.

Dando continuidade ao bate papo, Silvia lembrou que o momento que estamos vivendo é de espera, uma espera que traz até uma certa angústia, já que é um momento desconhecido por todos. Ela ressalta que a pandemia trouxe junto com ela algumas crises, em diversas áreas, que vai da política ao meio ambiente. "Além da saúde, o mundo, mas em particular o Brasil, vivencia crises em diversas áreas, inclusive precisamos rever se o que está acontecendo é uma crise ou se é o novo cenário no país, pois a crise tem como característica ser passageira, e nós já estamos vivendo tudo isso há muito tempo. E esses fatores geram uma ansiedade na população, e essa angústia repercute na criança", destacou.

Após a explanação, a psicóloga disse que nossos atos são reflexo do que acontece no mundo, e que as decisões tomadas pela governança, por exemplo, afetam diretamente nas nossas atitudes. E o que a gente faz interfere na vida da criança e na maneira como são criadas as relações dela. "Para enriquecer nossa conversa eu vou trazer três referências: o filme de 1936, mas que se torna atual diante do mundo maquínico que estamos vivendo, "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin; a outra referência é o filme Kouyanisquatsi: Life out of Balance", de 1982, que também trata da crise do mundo atual; e, por fim, o livro do filósofo italiano Domenico de Masi, "Uma simples revolução".

Diante das bibliografias apresentadas, a palestrante apresentou os cinco elementos que considerava relevantes para a discussão e que estão diretamente relacionados ao tema: espera. São eles: o campo da observação, o campo dos desejos, a capacidade de imaginar, a adaptação e o processo de descentração, e, por fim, a celebração. Ela esmiuçou os itens, fazendo relação com as ações da rotina com as crianças.

Em seguida, Silvia apresentou uma leitura do livro "!Esperar no es fácil!", do espanhol Mo Willems, que conta a história da falta de paciência do elefante com o porco, pois ele pede para o amigo esperar sem dar maiores pistas do acontecimento e, ao final, o elefante tem uma linda surpresa ao admirar um céu estrelado com seu amigo. Segundo Silvia, "quantas vezes nós não somos o elefante com nossas crianças? Quantas vezes queremos ir ao ponto final sem nenhuma paciência no caminho? Estão vendo como é importante dar tempo ao tempo? Às vezes é só isso que a criança espera da gente, e na correria que a vida nos impõe, não damos a oportunidade de dividir com eles momentos tão especiais".

Os participantes comentaram no chat da palestra o quanto foi construtivo aquele momento, e que os assuntos abordados trouxeram um olhar diferente para o quotidiano. Para encerrar, Silvia agradeceu o Colégio Cruzeiro pela receptividade mais uma vez e se disse satisfeita pelo momento agradável vivido. Ana Ramos também agradeceu a participação de todos e, principalmente, o empenho das Orientadoras para realizar o evento.

Confira as outras participações de Silvia Carné nos eventos do Colégio Cruzeiro:
  • Seminário de Professores e Colaboradores de Apoio Escolar de 2018: Evento integra generosidade, teatro, música e Mostra sobre Educação Inclusiva.
  • Ciclo de Debates de 2018 reflete sobre o tema “"Como nos tornamos corajosos?”


    • Clique para ampliar
    • Clique para ampliar
    • Clique para ampliar
    • Clique para ampliar
    • Clique para ampliar


    Voltar ao topo
    Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
    Privacidade