Troca de Camisa 2020: evento virtual registra passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2020, as unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro realizaram uma cerimônia virtual da tradicional Troca de Camisa - momento que simboliza a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Por meio da plataforma Google Meet, responsáveis e alunos dos turnos da manhã e da tarde da Pré-escola II participaram de um encontro ao vivo com as professoras de turmas, que foram as responsáveis por conduzir a atividade online.

Após as boas-vindas e as considerações iniciais, os grupos acompanharam um vídeo protagonizado por professores que comentaram o simbolismo da ocasião. "A troca representa o fim de um ciclo e o início de novas descobertas. Quando a camisa vermelha que acompanhou vocês até agora é substituída pela camisa cinza, significa que vocês estão crescendo. Continuaremos no 'Cruzeirinho', mas já somos do Ensino Fundamental - conhecido como 'Cruzeirão' - e estamos prontos e muito animados para nos aventurar no universo da leitura e da escrita", afirmou a professora da unidade Centro, Bianca Vicente.

As professoras também prepararam um vídeo com algumas atividades desenvolvidas no ano. Foi possível acompanhar as atividades antes da pandemia, os momentos compartilhados virtualmente e o retorno do presencial. O momento de destaque foi a descrição das crianças sobre alegria, amizade e companheirismo. A Professora da unidade Jacarepaguá, Irene Santos, se emocionou ao falar sobre o ano de 2020. "Foi diferente para todos nós. As famílias e os nossos alunos nos ajudaram a não perder o foco e a seguir em frente e nos tornamos mais fortes juntos. Hoje, vocês estão passando por mais uma etapa importante na vida escolar. Temos certeza de que estão prontos para encarar o 1º ano e não esqueçam de que, quando tiver tudo normal de novo, estaremos esperando um abraço de vocês", declarou a professora.

Em seguida, as crianças acompanharam uma atividade de contação de história que abordou temas como novas descobertas e maneiras de lidar com sentimentos. "O Menino que aprendeu a ver", de autoria da escritora Ruth Rocha, foi apresentado aos participantes da unidade Centro. O enredo traz como personagem o menino João, que descobre um novo mundo de possibilidades ao aprender a ler. "Mania de Explicação", de Adriana Falcão, foi apresentado aos participantes da unidade Jacarepaguá. O livro conta a história de uma menina que gosta de procurar uma explicação para cada coisa, principalmente sentimentos. O enredo da obra destaca como é complicado abranger numa definição a raiva, a decepção, a culpa, o antes e o pressentimento. Todos foram convidados a refletir sobre os diferentes sentimentos que nos atingiram neste ano tão diferente, mas que nos ensinou tanto.

Na fase final da cerimônia virtual foi anunciado o grande momento: a troca da camisa vermelha pela cinza. As professoras de turma deixaram um recado carinhoso para seus alunos e abriram a contagem regressiva. A troca de uniforme foi feita em meio a muita alegria e os alunos puderam abrir seus microfones e deixar uma palavra de carinho para os colegas. A conclusão do evento foi marcada por despedidas e mensagens de Feliz 2021.

A Coordenadora do Projeto de Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro, Luciane Hentschke, participou do Congresso virtual "Novos Modos de Ação Educativa", realizado pelo Polo Educacional Sesc.

No encontro, foram abordados o início do projeto e as experiências de voluntariado desenvolvidas ao longo desses 14 anos: experiências essas sempre baseadas no pilar "solidariedade". O momento atual e todos os desafios desse período também foram abordados no evento: o surgimento da Central do Voluntariado e o quanto ela agrega ao trabalho voluntário que, agora, pode ser realizado remotamente; a continuidade de iniciativas importantes como as campanhas de doação de alimentos; e as iniciativas de fim de ano, como a já tradicional "Campanha de Apadrinhamento".

"O trabalho em rede é fundamental: contamos com o apoio da Escola, da SBH, dos responsáveis, dos alunos, ex-alunos e colaboradores. Essa rede de solidariedade é incrível! Nosso objetivo principal é formar cidadãos de bem." explicou Luciane.

O Congresso teve como missão proporcionar a reflexão sobre as soluções encontradas por educadores de todo o país para lidar com os desafios do trabalho remoto imposto pela pandemia de Covid-19.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade