415 alunos participam da edição 2021 da Olimpíada Canguru de Matemática

O Colégio Cruzeiro incentiva a participação dos estudantes em atividades e eventos externos na área de esporte, cultura e educação. A Olimpíada Canguru de Matemática é uma competição anual que desafia os alunos, testando os conhecimentos deles na disciplina. Na edição de 2021, o engajamento da comunidade discente do Colégio Cruzeiro foi bastante representativo: 415 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das duas unidades.

O Canguru teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). É a maior competição de Matemática do mundo: anualmente, são mais de 6 milhões de participantes oriundos de mais de 80 países. No Brasil, o evento teve sua primeira edição em 2009. Desde então, estudantes do Colégio Cruzeiro participam da iniciativa.

As premiações são divididas em medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificação de Honra ao Mérito. A última edição na modalidade presencial ocorreu no ano de 2019. Devido ao contexto de pandemia, as competições de 2020 e 2021 foram realizadas na modalidade remota. De acordo com o Professor e Coordenador de Área na unidade Centro, Jorge Luiz Gomes dos Santos, isso não diminuiu o entusiasmo dos alunos. "Não fizemos restrições sobre participação. Continuamos apoiando e incentivando para que nossos discentes superem seus limites. O envolvimento deles está representando no número de inscritos", ressalta Jorge.

Para a Professora e Coordenadora de Área na unidade Jacarepaguá, Bárbara Freitas, a participação em atividades extracurriculares é fundamental e traz uma série de benefícios aos jovens. "Olimpíadas de Matemática são torneios que proporcionam a aplicação do conhecimento e de métodos adequados de pensamento, permitindo que os alunos desenvolvam a habilidade lógica e a criatividade. Além disso, visam à melhoria do ensino da disciplina e incentivam o desafio intelectual de seus participantes", diz Bárbara, que destaca, ainda, o quanto a participação em atividades como esta pode influenciar futuramente, uma vez que algumas universidades de destaque já aceitam alunos participantes de Olimpíadas Científicas. O Professor Jorge complementa destacando as expectativas para o ano que vem: "Esperamos que, em 2022, possamos realizar a edição de forma presencial. Estamos entusiasmados para contar mais uma vez com a participação ativa dos estudantes das duas unidades do Colégio Cruzeiro", conclui.

Parabéns aos nossos alunos por mais esta conquista!

Para mais detalhes sobre a Olimpíada, acesse o Calendário da Aplicação 2021 na página oficial da competição.

Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade