Semana da Língua Alemã 2021: confira como foi a programação realizada no Colégio Cruzeiro

Entre os dias 14 e 18 de junho, o Colégio Cruzeiro participou da Semana da Língua Alemã 2021. O evento é organizado pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com seus Consulados e parceiros culturais no Brasil. No Colégio Cruzeiro, a Semana mobilizou a comunidade escolar com o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.

Nas unidades Centro e Jacarepaguá da Instituição, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio participaram ativamente de uma série de atividades promovidas em sala, durante as aulas de Língua Alemã. As turmas assistiram a vídeos e slides, testaram seus conhecimentos em jogos de curiosidades e foram desafiadas em dinâmicas. Foram abordados temas como Geografia, Literatura, Música, Reciclagem e Moradia na Alemanha, entre outros aspectos.

"Freundschaft-Ausstellung"

As Turmas 50 de ambas as unidades escolares organizaram a Exposição "Freundschaft ist der größte Schatz der Welt" (A amizade é o maior tesouro do mundo). O ponto de partida para o projeto foi uma unidade do livro didático com o tema "Freunde" (Amigos). Os professores fomentaram o exercício de olhar para si mesmo e para o outro, em um processo de alteridade. Eles fizeram uma descrição de aspectos físicos e de personalidade em comparação e contraste com outros indivíduos que compartilham seu mundo e suas vivências. "Aprender uma língua estrangeira significa ter acesso aos bens culturais da humanidade e agir socialmente de forma crítica ao desenvolver a comunicação intercultural. Neste sentido, é importante que o estudante desenvolva a aprendizagem da Língua Alemã, de modo a transitar em um mundo cada vez mais globalizado, mas sem perder a consciência de sua própria identidade frente à diversidade e à pluralidade", destacou o Professor Carlos Ribeiro.

O projeto abrangeu todas as habilidades exigidas para o aprendizado de uma língua estrangeira: compreensão textual, auditiva, produção oral e produção escrita. Esta última habilidade encerrou toda a ação: um texto sobre o melhor amigo foi a culminância do projeto. Estes textos foram expostos em murais pelas escolas. De acordo com a Professora Maria Luiza Caffonso Pereira de Castro, o projeto extrapolou o planejado pelos professores e tomou contornos maiores: muitos alunos decidiram gravar vídeos em que apresentavam seu melhor amigo ou sua melhor amiga. "As gravações surgiram de forma espontânea, algumas genuinamente caseiras e originais e outras mais elaboradas, feitas por meio de aplicativos. Os vídeos foram apresentados às turmas durante as aulas. Como professora, acho que é sempre relevante trazer para o dia a dia escolar temas que alcancem tão profundamente a realidade dos alunos e alunas. Hoje em dia, muitos destes estudantes encontram seus amigos e amigas somente virtualmente. Considero importante deixar de aprendizado não somente aspectos do idioma, mas também lições de vida: a amizade resiste ao tempo e também à distância", disse Frau Pereira.

"E-Mail-Austausch"

As Turmas 60 da unidade Jacarepaguá realizaram o Projeto "Schulpartnerschaft - E-Mail-Austausch" (Intercâmbio de E-Mails), uma iniciativa com o objetivo de desenvolver a competência escrita e intercultural dos alunos por meio de uma troca de mensagens de E-Mail com alunos migrantes que frequentam a escola alemã Gemeinschaftsschule Saarbrücken Dudweiler, localizada no estado federado de Saarland, no sudoeste da Alemanha. O assunto escolhido para a troca de mensagens entre os estudantes foi "Schule" (Escola). Eles deveriam descrever e apresentar em Alemão as suas instituições de ensino, tendo como base perguntas pré-estabelecidas. A escolha do tema está associada a um dos capítulos do livro didático trabalhado no segundo trimestre. "Uma vez que a Semana da Língua Alemã promove eventos que objetivam o fomento do idioma alemão em nosso país - e partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países -, pensamos em uma iniciativa que mostrasse aos nossos alunos o quanto o conhecimento que eles já possuem no idioma pode promover a integração entre pessoas de diferentes culturas", ressaltou o Professor Bruno Tinoco. Segundo ele, a atividade possibilitou que os alunos praticassem a língua estrangeira em um contexto comunicativo autêntico. "Eles descreveram os mais diversos aspectos da escola onde estudam e promoveram o ato comunicativo real. Foi unânime o desejo de dar prosseguimento à atividade e trocar mais mensagens com o grupo na Alemanha", contou Herr Tinoco.

"Die Schweiz"

Um dos países no qual o Alemão é uma das línguas oficiais é a Suíça. A cultura e as especificidades linguísticas desta nação foram temas trabalhados pelo Grupo B1 das Turmas 70 da unidade Centro. O Projeto "Die Schweiz" (Suíça) englobou aspectos relevantes no ensino de Alemão como língua estrangeira, tais como: Alemão padrão x Dialetos, preconceito linguístico, variação linguística e aspectos culturais pertinentes à cultura suíça. Como base do projeto, foi utilizada uma das lições presentes no livro didático da turma, vídeos da plataforma digital YouTube, músicas relacionadas ao tema e o canal com conteúdo didático "Easy German". "O objetivo geral do projeto era não apenas instigar a curiosidade dos alunos em relação ao cotidiano dos suíços, mas também mostrar que existe pluralidade na Língua Alemã, uma vez que uma considerável parte dos materiais didáticos tem por base o Alemão padrão em seus exercícios de compreensão auditiva, deixando de lado ou abordando muito rapidamente as variantes suíças e austríacas. Diante disto, foram criadas atividades como Quiz, comparações entre o Alemão-Suíço e o Alemão padrão, bem como interpretações de textos e vídeos. O projeto despertou o interesse e a curiosidade do grupo, que demonstrou engajamento durante os encontros em sala de aula", afirmou o Professor Felipe Gomes.

"Konkrete Poesie"

O Grupo C1 das Turmas 70 da unidade Centro, por sua vez, desenvolveu um projeto de Poesia Concreta no qual os alunos escreveram poemas sobre temas como natureza e tecnologia. Entre as fontes de inspiração estão os biomas do Brasil e a "Schwarzwald" (Floresta Negra, região montanhosa no sudoeste da Alemanha). O grupo teve o desafio de abordar, de forma literária, temas complexos como patrimônio histórico e sustentabilidade. Eles foram apresentados a poemas concretos de Augusto e Haroldo de Campos, Ernst Jandl, Eugen Gomringer, Hansjörg Mayer e Timm Ulrichs. Uma seleção do que os alunos produziram em sala de aula foi exposta em um mural na entrada da unidade escolar. Para o Professor Gabriel Guimarães, que conduziu o projeto com os estudantes, o grupo demonstrou engajamento ativo na discussão das ideias e na produção dos poemas. "Quando realizamos uma miniexposição em sala, nossos poetas receberam muitos elogios e até palmas pela qualidade dos trabalhos! Depois de um ano difícil como 2020, é um alívio poder estar junto e brincar com palavras, explorando uma diversidade de possibilidades no universo da literatura", destacou o Professor.

"Landeskunde-Quiz"

Na unidade Jacarepaguá, o 7º ano do Ensino Fundamental foi desafiado em um Quiz online dedicado a conhecimentos sobre a Alemanha. Foi feita uma apresentação dos países de Língua Alemã (DACHL), além de exposição de dados sobre as nações, onde o idioma é adotado oficialmente: Alemanha (D), Áustria (A), Suíça (CH) e Liechtenstein (L). Por meio de questionários e vídeos, os estudantes aprenderam conteúdo relacionado a Dialetos, Literatura, Música, Moradia e Reciclagem na Alemanha. O objetivo da atividade foi aproximar as turmas de aspectos culturais da disciplina, o que é um fator de relevância para a compreensão do idioma, uma vez que o aprendizado de uma língua está diretamente ligado à cultura do povo que a fala. "Foi divertido e emocionante ver os olhares de curiosidade dos alunos. Muitos deles ficaram surpresos em saber que em países como Áustria e Suíça também se fala Alemão. Além disso, eles ficaram admirados em saber que há diferentes dialetos na Alemanha, que muitas vezes parecem ser uma língua distinta. Outro tema que chamou a atenção deles foi a Reciclagem. Em um dos vídeos exibidos em sala, eles viram que há uma grande preocupação com o descarte do lixo. Os alunos ficaram bastante empolgados com o desafio do Quiz online", explicou a Professora Cristiane Costa.

"Vorbilder"

Os Grupos C1 das Turmas 80 e C1.2 das Turmas 90 em Jacarepaguá conduziram um projeto com o tema "Vorbilder", que significa modelos, exemplos. Uma das lições do livro didático das turmas aborda a temática e trabalha com alguns exemplos tanto de indivíduos de origem alemã (Pina Bausch, por exemplo) como internacionais, como Malala Yousafzai e Nelson Mandela. A Professora Briguitta Aragão e o Professor Danilo Brito foram responsáveis pelo planejamento e pela organização da atividade. Conforme aponta Frau Waldbach, os trabalhos contribuíram para o aperfeiçoamento da competência cultural dos alunos: "Aproveitando o ensejo da Semana de Língua Alemã e o conhecimento dos alunos sobre pessoas que poderiam servir de exemplos, solicitamos que os alunos gravassem um vídeo, narrado em Alemão, com um curto relato biográfico sobre uma pessoa que eles considerassem um exemplo, e discorressem também sobre a razão da escolha. Estas pessoas deveriam ser de países europeus onde se fala a língua alemã (DACHL): Alemanha, Áustria, Suíça e Liechtenstein. Nos resultados, foi possível observar o esforço e o engajamento de participação dos alunos".

"Zivilcourage"

Coragem Civil foi a temática que norteou o projeto realizado com o Grupo C1 das Turmas 90 na unidade Jacarepaguá. Os estudantes foram incentivados a contribuir com um comentário na página da iniciativa PASCH-net respondendo à pergunta "Was bedeutet für dich Zivilcourage?" (O que significa coragem civil para você?). A publicação no website comemora o centenário de nascimento de Sophie Scholl (1921-1943), ativista que foi membro do movimento da resistência alemã antinazista e se opôs ativamente ao Terceiro Reich durante a II Guerra Mundial. O Professor Martin Kieltsch destaca que o centenário coincidiu com um dos livros paradidáticos que os alunos 90-C1 leem durante o ano letivo de 2021. "Sophie Scholl é personagem principal da obra ,Die Weiße Rose' (A Rosa Branca), que é uma das leituras programadas para o terceiro trimestre. O grupo descreveu de forma contundente o significado de coragem civil, destacando a conscientização que Sophie Scholl promoveu ao denunciar injustiças do regime político de sua época. A página com os comentários conta com excelentes contribuições de estudantes, que opinaram de forma independente acerca de um tema que merece nossa atenção e nossa reflexão", disse Herr Kieltsch.

"Deutsch lernen mit Instagram"

A Turma 100-B1 de Alemão do Colégio Cruzeiro - Centro concebeu um projeto contextualizado em uma rede social com o propósito de tornar o idioma estrangeiro uma realidade mais presente no cotidiano dos alunos. O projeto "Deutsch lernen mit Instagram" foi iniciado no dia 10 de junho e se estendeu ao longo da Semana da Língua Alemã. A iniciativa teve, na fase inicial, a apresentação de perfis de Instagram dedicados a dicas de estudo, informações culturais, de gramática e vocabulário em Alemão. A segunda fase abordou noções de alfabetização digital aplicada ao Instagram: reconhecer conteúdo relevante, produzir postagens visualmente atraentes e fazer uso inteligente das hashtags foram alguns dos aspectos contemplados. Já na etapa de produção, os alunos dividiram tarefas, fizeram pesquisas e redigiram os posts. "Ao longo do processo, os estudantes se apropriaram de vocabulário e gramática relacionados ao tema Redes Sociais. O produto final do projeto, além do próprio perfil e das postagens criadas, consistiu em uma apresentação oral em Língua Alemã, na qual os alunos refletiram sobre suas experiências criativas e transformaram em prática oral os conteúdos aprendidos ao longo do mês de junho. Foi uma atividade que ofereceu um contexto educacional caracterizado pela abordagem pedagógica do "aprender fazendo", tendo em vista a existência de interlocutores reais (no caso, os seguidores) ao longo de todo o processo produtivo ocorrido em sala de aula", explicou o Professor Gabriel Perez.

"Slam Poetry"

Já as Turmas 100 do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá prepararam o projeto "Slam Poetry", que consistiu em uma tarefa de escrita criativa desenvolvida a partir do gênero textual Poesia Falada (Slam Poetry). No decorrer de quatro aulas de Alemão, os alunos debateram o texto "Gib mir 5 Minuten 15", da autora austríaca Mieze Medusa, e tiveram a oportunidade de se tornarem autores, produzindo seus próprios textos com base na estrutura do texto original. Uma vez corrigidas, as produções textuais foram gravadas e posteriormente reproduzidas em sala para os demais alunos. "A comunicação é um dos principais fatores de motivação que fazem parte do processo de aprendizado de um idioma. Aprendemos uma língua estrangeira para expressar nossas ideias, opiniões e sentimentos. Pensando nisso, o projeto teve como objetivo desenvolver a relação pessoal dos alunos com o Alemão, levando-os a se apropriar do idioma de forma mais ativa. Ficamos surpresos e satisfeitos não apenas com o engajamento dos alunos, como também pela qualidade de seus textos, o que reforça a importância de promovermos atividades de escrita criativa", disse o Professor Belino Barros. O resultado com os textos de Slam Poetry dos estudantes foi exposto em um mural na unidade escolar.

"Jugend debattiert"

Nos dias 17 e 18 de junho aconteceu a etapa final nacional do Concurso Jovens em Debate ("Jugend debattiert" Landesfinale). Realizada remotamente como parte da programação da Semana da Língua Alemã, a competição internacional avaliou a capacidade de argumentação em Língua Alemã de estudantes de escolas com ensino deste idioma no currículo. Na edição de 2021, os alunos foram mobilizados a debater os seguintes temas: "Soll das Organspenden gesetzlich reguliert werden?" (A doação de órgãos deve ser regulamentada por lei?), "Soll die Wahlpflicht in Brasilien abgeschafft werden?" (O voto obrigatório deveria ser abolido no Brasil?) e "Soll industrielle Massentierhaltung verboten werden?" (A pecuária industrial deve ser proibida?). Participaram desta edição os alunos João Fontella Corrêa (Turma 201/CNT), Rafaela Schittine Bezerra (Turma 203/CNT), Giovanna Moreira Ghetti Senra (Turma 203/JPA) e João Victor de Souza Rangel (Turma 201/JPA).

O Concurso "Jugend debattiert" oferece ao estudante a oportunidade de falar em público e construir uma opinião acerca de um assunto, além de desafiá-lo a reagir espontaneamente a uma ideia ou opinião divergente. De acordo com o Professor Emerson Medeiros, o benefício que o evento proporciona aos estudantes vai muito além da prática do idioma. "Os alunos aprendem a diferença entre debater e discutir, o que é bem diferente. Aprendem a defender uma boa tese, apresentar uma justificativa e sustentá-la com exemplos, para assim convencer o júri de que seus argumentos são de fato contundentes. Esta competição serve não apenas para a Língua Alemã em si, mas, acima de tudo, para aplicação na vida, pois, para sermos cidadãos conscientes e críticos, precisamos compreender e também ter argumentos sólidos", conclui Herr Medeiros. O aluno João Fontella Corrêa chegou até a última etapa da competição, conquistando o mérito de ter ficado entre os quatro melhores no grupo de 32 participantes. Os dois estudantes brasileiros vencedores da Etapa Nacional do Concurso Jovens em Debate foram Hanna Abigail Kirsch, aluna do Colégio Estadual do Campo Fritz Kliewer (Palmeira - PR) e Natan Gabriel Schons, aluno do Instituto Ivoti (Ivoti - RS). Eles irão participar da final sulamericana do Concurso, que acontece na modalidade online nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

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