Projeto Interdisciplinar História e Alemão: 9º ano conclui trabalhos e produção é exposta em murais

As turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá participaram de um projeto interdisciplinar de História e Língua Alemã durante o terceiro trimestre O projeto teve como tema os movimentos de resistência ao regime político vigente na Alemanha durante a II Guerra Mundial.

Nomeada de "Projeto Interdisciplinar História e Alemão", a iniciativa contemplou uma série de etapas: primeiramente, os estudantes acompanharam uma aula inaugural ministrada pelos Professores Jorwan Gama e Danilo Brito e fizeram a leitura de um livro paradidático. Em seguida, as turmas participaram de um debate e de aulas dedicadas ao assunto. Filmes sobre o período histórico também foram sugeridos. Por fim, trabalhos em grupo foram produzidos, culminando em uma exposição disponibilizada nos murais da unidade escolar.

A proposta coincidiu com o conteúdo programático das aulas de História, uma vez que os alunos estudaram o Período Entre Guerras e a II Guerra Mundial. Nas aulas de Alemão, por sua vez, as turmas leram "A Rosa Branca" (Sophie Scholl - Die weiße Rose), de Inge Scholl. A obra, publicada pela primeira vez em 1952, apresenta a história de um grupo de estudantes universitários de Munique que escreveu e distribuiu panfletos contra o regime político vigente no período.

De acordo com Ana Cristina Carvalho, Coordenadora de Alemão do 6º ano ao Ensino Médio do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá, o intuito do projeto foi sensibilizar os alunos acerca das motivações e estratégias daqueles que ousaram se posicionar contra o regime vigente no período histórico estudado. "Além de aprofundar os conhecimentos sobre política e História Mundial, os estudantes desenvolveram o senso crítico e o pensamento analítico. A partir da compreensão da motivação dos grupos de resistência pacífica e das estratégias adotadas por eles, as turmas 90 puderam entender o contexto sócio-político-econômico no qual esses grupos estavam inseridos. Por meio da produção de cartazes, panfletos, vídeos e tirinhas com esta temática, os alunos demonstraram ter entendido bem onde, quando, como e por que os grupos de resistência pacífica atuaram. Cores, imagens, palavras e símbolos, que ilustram de maneira bem apropriada o contexto da época, deixaram bastante evidente que o objetivo deste projeto interdisciplinar foi alcançado", afirmou a Coordenadora.

A Coordenadora do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Colégio Cruzeiro, Araceli Atan, destaca o aspecto interdisciplinar do Projeto e a contribuição que ele proporciona aos estudantes: "É uma experiência enriquecedora que promove a reflexão sobre ideias de resistência, possibilitando que professores e alunos compartilhem pontos de vista a respeito de uma realidade não vivida por eles. Tudo isso se traduzindo em propostas de trabalhos autorais que passearam pelas linguagens complementares e ricas dos quadrinhos, vídeos e produção textual. Mais uma demonstração bem sucedida de interdisciplinaridade e espírito de equipe. Iniciativas como esta nos dão a certeza de que concretizamos o nosso objetivo de contribuir para a formação de cidadãos críticos, protagonistas na aprendizagem".

Jéssica Saião Caputo, da Turma 93, ressaltou o estímulo à criatividade despertado pelo Projeto. "Tivemos a oportunidade de escolher qual faceta do tema iríamos abordar. Não foi uma proposta pronta e fechada. Foi possível estudar o aspecto histórico e o aspecto da Língua Alemã - uma proposta a princípio desafiadora, mas conseguimos obter ótimos resultados com os trabalhos produzidos e apresentados. Eu aprendi o que aconteceu naquele capítulo da História da Alemanha e consegui me colocar no lugar das pessoas para elaborar um panfleto. As turmas tiveram que pensar bem para que o projeto ficasse realista e retratasse algo verossímil com o contexto da época". Maria Luiza Ratto, da Turma 93, complementa: "O trabalho de pesquisa, as leituras e os documentários que vimos contribuíram não só para o projeto final, mas também para a nossa formação como jovens engajados. Nesse processo, foi possível entender melhor o passado da Alemanha e de que forma ele reverbera no cenário atual".

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