Terapia Ocupacional incentiva resgate de atividades cotidianas

A abordagem da Terapia Ocupacional do Retiro Humboldt tem um importante papel no resgate de atividades instrumentais na vida diária dos idosos. Uma delas é a visita quinzenal ao supermercado, na qual os moradores podem praticar a autonomia a partir de ações que permitem a tomada de decisão, promovem a iniciativa e contribuem para a socialização do grupo.

A atividade é coordenada pelo Terapeuta Ocupacional Antonio Dias, que destaca o quanto a tarefa é benéfica, "não é simplesmente levar os moradores até o mercado, o exercício inclui a organização das habilidades cognitivas, por meio da preparação da lista de compras, da seleção dos produtos necessários e da identificação dos itens nas prateleiras, por exemplo, promovendo o bem-estar e permitindo que o morador possa ter livre escolha, com base em suas vontades e necessidades", explica.

Segundo Antônio, a participação do idoso em atividades como essa traz benefícios, Biopsicossociais. "Nós procuramos estimular e promover o desempenho ocupacional dos idosos, deixando eles mais aptos a realizarem as atividades diárias", ressalta.


Voltar ao topo