O cuidado com a alimentação saudável na terceira idade

O cuidado com a alimentação faz parte da rotina do Retiro Humboldt, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Com um cardápio saudável, variado e nutritivo, a equipe de Nutrição da Instituição atende os 67 idosos que residem hoje no Retiro com refeições variadas, que incluem café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar.

"Durante o envelhecimento é comum que ocorram deficiências nutricionais, por isso o acompanhamento nutritivo é feito de dois em dois meses", explica a Nutricionista Luciana Furtado, responsável por uma equipe de 18 funcionários e um Jovem Aprendiz. Para aqueles residentes que apresentam sobrepeso ou desnutrição, a assistência é semanal. Luciana Furtado lembra que, o apoio inicia quando o idoso chega ao Retiro, e que todo o trabalho é direcionado a satisfazê-lo. "Quando eles entram aqui passam por uma anamnese nutricional, na qual serão detalhadas as preferências e os déficit de cada um. Nessa entrevista também é recomendado que eles nos indiquem sugestões de menu", comenta.

O serviço de alimentação é individualizado, levando em conta as peculiaridades de cada caso e as refeições devem ser equilibradas, contemplando todas as necessidades de proteína, carboidrato, lipídios, vitaminas e minerais. A Nutricionista aponta o cuidado no preparo das refeições para que possam conter os nutrientes necessários. "Nós fazemos toda a comida que é consumida aqui no Retiro, pois acreditamos que as propriedades dos alimentos devem ser mantidas e, cozinhando aqui os pratos, podemos garantir a eficácia de cada alimento na dieta", observa.

A preocupação em balancear os alimentos que são servidos é aliada com o cuidado ao oferecer comidas saborosas. Em datas comemorativas, por exemplo, o cardápio é especial. A moradora Delfina Gonçalves comenta que sente-se feliz pelo empenho da equipe de Nutrição para preparar os alimentos, e destaca que é necessário cuidar da alimentação. "O que é feito aqui é um bem para nós, afinal é necessário atenção para nos mantermos saudáveis. A longevidade depende de três pilares: exercício, mente ativa e alimentação", destaca.

Voltar ao topo