Moradores do Retiro Humboldt vão ao cinema

No dia 19 de setembro, os moradores do Retiro Humboldt participaram de uma atividade externa organizada pela equipe de profissionais da Instituição. O grupo, acompanhado por voluntárias e pelo Terapeuta Ocupacional, Antônio Dias, assistiu ao filme "João, o Maestro", exibido no Shopping da Gávea.

A atividade é uma das ações que a Instituição proporciona para os idosos com o objetivo de oferecer momentos de recreação e interação entre os moradores.

Segundo Antônio Dias, práticas como esta são importantes para o idoso: "Eles se recordam da época em que visitavam concertos, por exemplo, e revisitam memórias afetivas importantes. Isso reforça as capacidades funcionais, o que acaba facilitando a aprendizagem de funções essenciais para desenvolver habilidades adaptativas", comenta.

Para a moradora Nice da Silveira o filme remeteu ao passado com a família. "Eu e meus familiares tínhamos o costume de prestigiar as apresentações do maestro. Quando vi o filme logo me lembrei dessa época", disse.

O filme

O filme conta a história do maestro João Carlos Martins, considerado um prodígio no piano e que conquistou fama internacional. Na trama, ele tenta a carreira política, mas tem problemas ao ser acusado de fraude. Ele retoma à vida de pianista, mesmo quando um problema médico retira parte dos seus movimentos. Usando apenas uma das mãos, o músico realiza concertos e, posteriormente, torna-se maestro.


Voltar ao topo