Colégio Cruzeiro promove
palestra de abertura do ano letivo de 2014

Palestra do Professor Titular da Escola de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Nílson José Machado, marcou, no dia 03 de janeiro, a abertura do ano letivo da Equipe Pedagógica das unidades Centro e Jacarepaguá.

O evento contou com a presença do Presidente e do Vice-Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff e Ronald Sharp Junior, além dos diretores Egon Paulo Dreyer e Marcos Schupp e das vice-diretoras Neuza M. B. de Oliveira e Ana Paula Ramos, das duas unidades do Colégio Cruzeiro.

Na abertura, o Presidente da SBH destacou a importância do educador na sociedade brasileira: "A educação é o que faz com que nosso país cresça não só em gente, mas em sabedoria. Vocês, educadores, é que são responsáveis por este desenvolvimento".

Durante o evento, dividido em cinco atos, além de fazer uma doação de sua coleção de livros à Biblioteca do Cruzeiro, o palestrante abordou as dimensões fundamentais da ação docente: o altruísmo, a energia, a criação, o conteúdo e a responsabilidade. Segundo Nílson, o altruísmo é a característica que motiva o professor a apostar sempre no outro. A energia é o que faz com que o educador sempre tenha interesse por tudo, tome iniciativas, tenha compromisso com a verdade e mantenha "o brilho nos olhos". A criação é o que permite que cada aula seja pensada de acordo com o contexto em que está inserida e que incentive o aluno a aprender a aprender. "Um professor com conteúdo é o que desenvolve as competências do aluno, hoje muito mais complexas que antigamente. Para isto, consegue mediar conflitos, tecer redes de significados, mapear relevâncias e construir narrativas", explicou.

Nilson destacou ainda que "o papel da escola e do professor está na construção de sentido através de uma história bem contada" e que o professor é o responsável por incentivar o aluno a ir além e, para isso, precisa exercer sua autoridade.

"A escola tem o papel de trabalhar a heteronomia, que é um percurso para desenvolver a autonomia da criança. Por isso a importância do estabelecimento de regras na formação dos estudantes", concluiu Machado.

A Palestra Inaugural de 2014 é a primeira a unir a equipe pedagógica do Centro e Jacarepaguá numa das unidades do Colégio Cruzeiro e marca os esforços da Instituição para integrar as duas unidades, como registrou o Vice-Presidente Ronald Sharp Junior.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo