3º Encontro de Integração de Jovens Aprendizes

No dia 6 de novembro, aconteceu o último Encontro de Integração de Jovens Aprendizes do ano de 2015. O assunto abordado foi a Escolha Profissional e despertou grande interesse por parte dos Jovens.

O evento, intitulado "O que você quer ser quando crescer?", teve como foco principal contribuir para o desenvolvimento dos Jovens Aprendizes, auxiliando-os a identificar seus talentos, valores e crenças, enfatizando os interesses pessoais de cada um. Esse autoconhecimento é importante para ajudá-los na escolha da profissão e servirá como guia para a definição da postura dos mesmos na futura carreira.

Por meio do diálogo e da apresentação de vídeos retratando jovens de diferentes classes sociais que conseguiram atingir um propósito, foi incentivada a reflexão sobre os objetivos de cada um.

Inicialmente, explicou-se sobre o lado emocional de uma escolha e a dificuldade de tomar uma decisão. Apresentou-se a diferença entre Cursos Técnicos e Cursos de Graduação e sites nos quais podem ser encontradas informações sobre os mesmos. Em seguida, foram apresentadas técnicas para autoanálise, com intuito de despertar interesse e desenvolver a curiosidade.

Para encerrar o ciclo de encontros, os Jovens realizaram uma atividade em que foram convidados a refletir sobre a diferença entre um dia deles hoje e daqui a dez anos. A proposta era que refletissem sobre como é importante pensarem sobre os objetivos que querem atingir em sua vida profissional e pessoal e se planejarem para a concretização dos seus sonhos. Por meio da atividade, também foi mostrado que a escolha profissional é pessoal e intransferível e que se responsabilizar pelas próprias escolhas também faz parte do processo de amadurecimento.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo