Palestra com Viviane Mosé dá início ao ano letivo 2016

As equipes de Direção e Pedagógica das duas unidades do Colégio Cruzeiro reuniram-se, no dia 1º de fevereiro, para palestra com a psicóloga, psicanalista e poetisa Viviane Mosé. O encontro marca a abertura do ano letivo 2016 e faz parte da proposta de formação continuada e integração da equipe promovida pela Sociedade de Beneficência Humboldt.

O evento, realizado no Auditório Alexander von Humboldt, na unidade de Jacarepaguá, contou com a presença do Presidente e do Vice-Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff e Ronald Sharp Junior, além dos diretores Egon Paulo Dreyer e Marcos Schupp e das vice-diretoras Neuza M. B. de Oliveira, Lucimar Motta e Ana Paula Ramos, das duas unidades do Colégio Cruzeiro. Também estiveram presentes as gerentes Administrativo/Financeira e de Recursos Humanos da SBH, Claudia Paiva e Adriana Sharp, respectivamente, e o Gerente de TI e Comunicação da SBH, Celso Pazzet.

A autora do livro "A escola e os desafios contemporâneos" (Editora Civilização Brasileira) falou aos professores sobre a importância da escola se reestruturar neste momento em que a sociedade e as crenças modernas se desintegram.

Segundo Mosé, as duas principais características do cenário atual são: o questionamento da noção de verdade única, intensificado pelas relações em rede e pelo acesso ilimitado à informações; e a transformação dos papéis sociais. A mulher, por exemplo, não é mais só a mãe que cuida da casa e da família, mas, agora, exerce múltiplas funções. A criança, por sua vez, não tem como única opção terminar a escola e conquistar um cargo público para ser considerada um adulto de respeito, como antigamente. Hoje, ela tem infinitas possibilidade para construir seu próprio futuro. Até mesmo a noção de família não é mais única. É nesse contexto que está inserido o jovem de hoje.

"A escola, mais do que nunca, tem que saber o que ela é, qual é o perfil do aluno que ela quer formar, que sociedade ela quer", declarou a palestrante.

Para Viviane, ao estruturar-se, a escola deve levar em conta a multiplicidade que a compõe e compreender que seu desafio é reconstruir o ser humano, investindo em sua formação intelectual e também moral - aspecto que, segundo a psicóloga, foi abandonado na educação durante o século XX em detrimento de uma formação técnica.

"O grande desafio da educação no Brasil é relacionar o modelo contemporâneo com a formação densa. Essa questão está muito presente na questão do currículo comum. Nós precisamos de um currículo mínimo que sirva de motor para conteúdos", destacou Viviane.

Segundo ela, parte importante da educação contemporânea está em repensar a forma como lidamos com o saber. O papel do professor contemporâneo não é mais saber tudo, e sim administrar o conhecimento: "Para ser um bom professor você não tem que saber tudo, você tem que ter capacidade para lidar com tudo. Fazer as trocas, administrar esse conteúdo", disse. "O desafio da escola hoje é produzir autonomias responsáveis, capazes de lidar com o mundo e produzir, de fato, um mundo melhor", concluiu.

Após sua exposição, Viviane abriu espaço para perguntas dos professores e finalizou a palestra declamando "Poema preso", de sua autoria.

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