Ação Social promove evento na Praça da Cruz Vermelha

Alunos, pais e colaboradores do Colégio Cruzeiro participaram, no dia 25 de junho, do projeto "Curta a Praça!", desenvolvido na Praça da Cruz Vermelha, na Lapa, pela frente de Liderança Comunitária da Ação Social, com o apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora da Instituição, e da ONG Junior Achievement.

O evento, realizado em parceria com a Cruz Vermelha Cultural e a Superintendência do Centro, disponibilizou serviços e orientações de saúde como escovação e limpeza com flúor. Uma médica (mãe voluntária) e um enfermeiro faziam, ainda, breves consultas e orientavam sobre o uso de medicações e distribuíam preservativos. Também foram realizados corte de cabelo, manicure, pedicure e design de sobrancelhas. Para completar, enquanto acontecia um lanche matinal, os alunos e pais voluntários comandaram atividades recreativas como futebol, pintura de rosto e apresentação musical e realizaram a doação de agasalhos e kits com pasta dental, escova e sabonete.

"O evento foi muito legal, porque nós procuramos atender às necessidades dos moradores da praça e de quem está ali no entorno. Os moradores ficaram muito animados, o que mostra que podemos fazer de novo e tem tudo para dar certo", disse Pedro Campana, da turma 202, que já participa da frente há dois anos.

Segundo Bianca Vicente, responsável pela frente de Liderança Comunitária, o aumento no número de serviços oferecidos foi maior graças ao engajamento dos jovens e também devido ao grande envolvimento dos pais e colaboradores da escola, que participaram oferecendo serviços em suas áreas de atuação. Já a Coordenadora da Ação Social, Luciane Hentschke, destacou as ações que promoveram o encaminhamento de vários moradores em situação de rua para exames médicos mais específicos e para orientações jurídicas e de assistência social como a obtenção gratuita de documentos com o Programa Justiça Itinerante, da Prefeitura.

"Para mim, este foi um dia importante, porque pude parar as atividades da minha vida para agir em prol dos outros mais carentes. O envolvimento dos alunos foi fantástico, demonstrando espírito de solidariedade e comprometimento", afirmou o pai-voluntário Alexandre Brito Barbosa.

A ONG Um Centro + Cultural, criada pelos alunos em 2014 e responsável pelo desenvolvimento das atividades, tem como objetivo revitalizar culturalmente a praça e oferecer meios para a reintegração à sociedade dos moradores em situação de rua. Esta foi a segunda atividade promovida pelo grupo em 2017. Em maio, o grupo havia realizado um lanche para os moradores e frequentadores da praça, quando puderam ouvir as opiniões dos moradores para melhorias na praça e conhecer suas necessidades.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo