Ação Social: cuidado e carinho no HEMORIO

Desde 2011, os pacientes do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO) sabem que as tardes de sexta-feira são diferentes. Um grupo de alunos-voluntários da Ação Social do Colégio Cruzeiro, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), visita o hospital para realizar atividades de recreação e contação de histórias com crianças, jovens e adultos em tratamento.

"Durante as visitas, tentamos levar alegria para os pacientes, cujas internações costumam ser reincidentes e longas. Os alunos levam jogos, brincam de bola, cantam, tocam violão", conta a professora responsável por acompanhar o grupo, Viviane Cinelli.

Mais do que as ações promovidas às sextas-feiras, a parceria estabelecida entre as instituições tem como objetivo impactar positivamente no período de internação dos pacientes, promovendo momentos de descontração e contribuindo para a humanização do espaço hospitalar. Os projetos pedagógicos e de recreação realizados pelos alunos-voluntários, por exemplo, utilizam, entre outros meios, duas televisões doadas pela SBH para o HEMORIO como forma de fortalecer os laços solidários entre as instituições e contribuir para o bem-estar dos pacientes.

"As crianças do HEMORIO ficam muito tempo em internação e nós não contamos, hoje, com uma sala de recreação onde elas possam ter alguma atividade extra. Como elas ficam muito restritas ao leito, a televisão é, além das atividades com os voluntários, o pouco do lúdico que podemos trazer para cá. O desenho traz um pouquinho de alegria nas noites e nos fins de semana e, às vezes, até um conforto para as mães", disse Alessandra Ribeiro, do setor de Humanização da instituição.

O setor de Humanização coordena projetos em parceria com a sociedade, empresas e ONGs, que doam, principalmente, recursos humanos para a execução das atividades, mas também recursos financeiros e materiais para a manutenção dos mesmos. Além das doações, a SBH, por meio do projeto de Ação Social, realiza campanhas periódicas de arrecadação de alimentos, kits de higiene e outros recursos necessários para o cuidado dos pacientes.

"A contribuição da comunidade escolar, seja com brinquedos, livros e eletrônicos, ou por meio das campanhas promovidas, é sempre bem-vinda. Durante os meses de novembro e dezembro, estamos promovendo uma campanha de arrecadação de biscoito, café e leite para o serviço de café da manhã oferecido para os cerca de 140 pacientes que chegam, diariamente, ao hospital, em jejum, para a realização de exames", afirmou Luciane Hentschke, Coordenadora da Ação Social no Colégio Cruzeiro.


Voltar ao topo