22 alunos são aprovados para Studienkollegs



Em 2017, 22 alunos do Colégio Cruzeiro, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), foram aprovados em provas de acesso a Studienkollegs, escolas preparatórias para o ensino superior alemão. O número reflete o aumento da procura de estudantes de escolas, no Brasil, que possuem a Língua Alemã no currículo pela formação acadêmica na Alemanha, conforme revela nota enviada à imprensa alemã pelo representante da Coordenação para o Ensino da Língua Alemã como Idioma Estrangeiro da ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen), Wolfgang Theis.

A Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro e do Retiro Humboldt, vem intensificando, em parceria com a ZfA, a divulgação de oportunidades de estudo na Alemanha. Este ano, a SBH assinou um contrato com a Johannes Gutenberg Universität Mainz, que garante o acesso preferencial dos estudantes das duas unidades do Colégio Cruzeiro a vagas no Studienkolleg da faculdade e subsequente acesso a seus cursos de graduação. Para os alunos aprovados, a universidade realizou uma videoconferência para esclarecer as dúvidas relacionadas ao processo de matrícula e à rotina de estudos na Alemanha.

Desde 2015, o Colégio Cruzeiro oferece um serviço de orientação estudantil para esse processo, por meio de palestras, reuniões com alunos e cedendo espaço para aplicação de provas dos Studienkollegs de Mainz, Marburg e Darmstadt. Os estudantes também participam do processo de seleção para Mettingen, realizado por meio de análise de currículo.

Os Studienkollegs são escolas preparatórias para o ensino superior e oferecem ao estudante estrangeiro aulas de aperfeiçoamento na Língua Alemã e em conteúdos específicos para a área em que pretende cursar na faculdade. Os cursos são divididos por áreas: M-Kurs (para graduação em Medicina, Ciências Biológicas, Farmácia), T-Kurs (para graduação em Matemática, Ciências Exatas, Cursos Técnicos), W-Kurs (para graduação em Economia, Administração, Ciências Sociais) e G-Kurs (para graduação em Ciências Humanas).

"Eu escolhi cursar cinema na Universidade de Mainz. A Alemanha tem um histórico de cinema muito grande, com o Expressionismo e outros movimentos que surgiram lá", disse Carolina Galvão, da turma 304, que inicia o curso em fevereiro de 2018. Sobre a prova para o Studienkolleg, a aluna, que estudou no Colégio Cruzeiro - Centro desde o Maternal, contou: "Nós fizemos um curso aos sábados à tarde preparando para a prova, que é feita no computador na própria escola. Para o G-Kurz, eu fiz prova de Linguística. Estudei fonética alemã e os teóricos da língua".

Cristina Galvão D'Andrea Ferreira, mãe de Carolina, afirmou sobre a conquista da filha: "Acho que quando você escolhe uma instituição que dá essa possibilidade de estudo no exterior, vale a pena investir nessa proposta, nesse projeto. Carolina trilhou um caminho bonito junto com a escola, de formação estudantil global, e agora nós acreditamos no desejo dela de ter um futuro melhor".

A ex-aluna da unidade de Jacarepaguá, Ana Beatriz Manhães, de 18 anos, cursou Engenharia Química na UFRJ e agora vai para Darmstadt fazer o curso técnico para se preparar para estudar Química ou Engenharia Química. Ela comenta o motivo de ter escolhido sair do país: "Eu já fiz quatro intercâmbios para Alemanha e sempre gostei muito de lá, então, como recebi a preparação no Colégio Cruzeiro durante todos os anos de estudos, eu aproveitei a oportunidade", disse.


Voltar ao topo