Videoconferência com alunos aprovados no Studienkolleg

Direção, equipe pedagógica e sete alunos do Colégio Cruzeiro aprovados no programa Studienkolleg participaram de uma videoconferência com a universidade Johannes Gutenberg Universität Mainz, na Alemanha. A reunião aconteceu no dia 21 de novembro e teve o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito de calendário, questões burocráticas e moradia.

O Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff, destacou a alegria e a satisfação em realizar essa parceria com a prestigiada instituição alemã de ensino superior. "Estamos muito entusiasmados com esse contrato. É uma oportunidade de mostrar um pouco do que o Brasil tem e da nossa cultura. Somos especialmente gratos pelo canal aberto de comunicação que a Johannes Gutenberg Universität Mainz tem estabelecido conosco", agradeceu.

Os alunos do Colégio Cruzeiro fizeram perguntas sobre o ano letivo e pediram orientações quanto ao planejamento da chegada na Alemanha. "A primeira aula dos participantes do Studienkolleg acontece no dia 19 de fevereiro de 2018. É aconselhável que a chegada seja no mínimo uma semana antes do início das atividades. O processo de matrícula será realizado em 13 de fevereiro. Todos os alunos recebem um guia com um plano de aulas antes do semestre iniciar", explicou Sascha Fränkel, representante da universidade alemã, que estava acompanhado de outros representantes pedagógicos e administrativos da Instituição.

Ao final do evento, a Coordenadora de Alemão, Sabine Goertz, destacou a prestatividade da equipe em Mainz. "É importante como eles se colocam à disposição e estão sempre solícitos a esclarecer dúvidas". De acordo com Dr. Hans Joachim Wolff, o maior benefício que a experiência representa é o desenvolvimento profissional dos estudantes. "Não temos o interesse de tirar os melhores alunos do Brasil, mas sim o propósito de oferecer a oportunidade de aprimorar e aumentar as chances de carreira para nossos alunos".

Carolina Galvão d'Andrea Ferreira Paiva foi uma das alunas presentes à videoconferência. Ela faz parte do grupo de estudantes do Colégio Cruzeiro aprovados para um Studienkolleg em 2017 e optou por estudar Cinema em Mainz. Carolina entrou na unidade Centro aos 3 anos, no Maternal, e está concluindo o Ensino Médio. "Estou muito feliz, pois percorri uma etapa muito longa até chegar aqui. Foi uma batalha envolvendo muitos anos de preparação e me sinto realizada por ter cumprido todo esse ciclo. Ter 17 anos e estar saindo do país é bastante desafiador, mas quero encarar", contou.

Cristina Galvão d'Andrea Ferreira, mãe de Carolina, acredita que a filha vive hoje essa conquista porque a escola ofereceu a oportunidade e ela soube aproveitar. "É um momento de pressão essa ida ao mundo externo após ter vivido 15 anos de Colégio Cruzeiro. Cresci na escola vivendo essa trajetória junto com ela. Divido os momentos e escolhas. Ela é filha única, então sinto uma mistura de segurança por causa da instituição junto a uma sensação de ansiedade. A oportunidade de estudar em Mainz é o início de uma nova etapa que está em jogo", reforçou.

Aluno da unidade Jacarepaguá, Henrique Bittner também era um dos presentes na videoconferência e foi selecionado para cursar o Studienkolleg na Technische Universität Darmstadt. Ele entrou no Maternal do Colégio Cruzeiro aos 2 anos e meio de idade e está concluindo o Ensino Médio aos 18 anos. "Esta será minha quarta ida à Alemanha, mas é a primeira vez por um período longo. O curso tem duração de 1 ano e eu escolhi Engenharia Mecânica".

Apesar de ter sido selecionado para Darmstadt, Henrique quis participar da reunião com a universidade em Mainz porque acredita que a ocasião é uma excelente oportunidade de já começar a se familiarizar com o cotidiano na Alemanha. "Foi estabelecido um canal direto com a equipe local de uma instituição alemã e isso é muito positivo para nós, brasileiros. Desta forma, nós temos uma introdução de como será nosso dia-a-dia lá e quais são as expectativas e formalidades que fazem parte do programa", revela ele. Henrique, que tem descendência alemã por parte de mãe, aponta também que a formação que teve no Colégio Cruzeiro contribuirá para a adaptação dele ao país. "O fato de eu falar o idioma é sem dúvida uma vantagem significativa. Estou muito animado!", comemorou.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo