Alunos são finalistas do Prêmio Prudential

Os alunos Ana Luiza de Oliveira e Laura Bergara, da unidade Jacarepaguá, e Pedro Campana, da unidade Centro, estão entre os finalistas do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que reconhece as iniciativas voluntárias de jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro, de 14 a 19 anos. Os três participam do projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt.

Em sua terceira edição, este ano o Prêmio Prudential vai premiar, no dia 7 de dezembro, 30 jovens que desenvolveram iniciativas cidadãs, contribuindo para a melhoria de vida das suas comunidades. Os vencedores do Brasil podem representar o país em Washington, EUA, ao lado de aproximadamente 120 estudantes voluntários.

Antes da cerimônia de premiação, os jovens participaram de um encontro de integração com atividades em grupo, quando puderam conhecer as iniciativas dos outros finalistas.

Ana Luiza de Oliveira, da turma 202 de Jacarepaguá, que atua na Creche no Hospital Curupaiti. Ana, que participa da Ação Social há dois anos, é responsável pela organização, recreação e alimentação das crianças, junto com outros estudantes do Ensino Médio e pais de alunos. Ana Luiza ressalta que gosta de participar do projeto: "meus pais me incentivam muito e faço questão de ir, porque sei o quanto faz diferença para quem está recebendo as doações e, acima de tudo, o carinho e a atenção. Eu procuro recrutar voluntários, porque a ajuda pode ser direta ou indireta, por meio de doações por exemplo", comenta.

O trabalho voluntário de Laura Bergara, da turma 102 de Jacarepaguá, consiste em planejar e dar aulas de reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (INPAR), por meio de exercícios e jogos didáticos para 20 crianças. Além desse apoio nos estudos e de identificar a necessidade de cada uma, Laura também ajuda na arrecadação de alimentos, material didático e roupas. "Eu tenho muito prazer em fazer esse trabalho e incentivo meus colegas a participarem também, porque para nós é pouco, mas para quem recebe é muito e faz toda a diferença", disse a aluna.

Pedro Campana, da turma 202 do Centro, participa do projeto de revitalização cultural da Praça da Cruz Vermelha. Com o "Curta a Praça", realiza apresentações musicais, mutirões de lixo e distribuição de lanches para moradores em situação de rua e pacientes que ficam a espera de atendimento hospitalar nas clínicas da região.

"A Ação Social ensina muito mais do que qualquer aula. Ganhamos experiência e isso é muito importante para a construção de cidadania, para ter empatia e para não julgar os outros", afirmou Pedro Campana.


Voltar ao topo