Histórico

A Sociedade de Beneficência Humboldt surgiu em 1844 como Deutscher Hilfsverein (Sociedade de Beneficência Alemã) para amparar e assistir os imigrantes alemães. Já em sua Assembleia Geral de 1862, decidiu fundar a Deutsche Schule, o atual Colégio Cruzeiro. O Altenheim, hoje conhecido como Retiro Humboldt, surgiu em 1935 num amplo terreno doado e situado em Jacarepaguá.

Desde a sua fundação, intermináveis gerações de voluntários contribuíram com seus esforços para o sucesso da SBH. Até os dias de hoje, numa atuação coordenada dos sócios, colaboradores, professores, pais e familiares dos internos, assim como dos próprios alunos e internos, os resultados surgem naturalmente para satisfação de todos. Perfeitamente integrada na sociedade brasileira, a SBH é entendida como ponte entre as culturas brasileira e alemã.

Em seu nome, a SBH homenageia um dos mais importantes pesquisadores da história, Alexander von Humboldt, cujo rigor científico, constante busca por conhecimento e enorme contribuição em diferentes áreas científicas inspiram a filosofia da Instituição.

Voltar ao topo