Alunos constroem casa em parceria com ONG TETO

Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro - Centro construíram uma moradia de emergência com a ONG chilena TETO. A organização, presente na América Latina e Caribe, busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas por meio da ação conjunta entre moradores de assentamentos precários e jovens voluntários.

Este ano, a casa foi construída no Parque das Missões, em Duque de Caxias, entre os dias 3 e 4 de dezembro. A inciativa, que partiu dos próprios alunos, contou com a participação de Suzana Soares Onoda, Anna Luiza Estrella Constancio Tavares, Rafael Vazquez Moraes, Mateus Levi Simões Fernandes, Alícia Herniman França, Nicole Domingues Katz, Ana Cláudia de Andrade Queiroz Alfradique e Luisa Martins Xavier. Os estudantes foram acompanhados dos professores Viviane Cinelli e Alberto Vieira.

A construção da moradia de emergência foi possível graças ao apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt e às doações de pais, alunos e familiares, que contribuíram para a arrecadação do valor necessário para a aquisição do material.

"A situação de extrema pobreza sempre me inquietou, principalmente por ser uma realidade muito presente no Brasil e tão próxima da onde vivemos. Então, quando ouvi sobre a proposta do TETO, que eu mesma poderia ir a uma comunidade e ajudar a mudar a vida de uma família, abracei a causa e me empenhei para poder fazer parte desse projeto", afirmou Anna Luiza Estrella. Sobre a experiência, ela contou: "São dois dias de desafios e de um intenso esforço físico, mas a sensação de fazer parte, lado a lado com os moradores, da construção de uma moradia mais digna é maravilhosa. Desses dois dias vou levar uma nova visão de mundo. Aprendi que é possível sim fazer a diferença, acabar com as injustiças que vemos atualmente".

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo