CantAÇÃO leva música para o INTO

Em 2017, a Ação Social do Colégio Cruzeiro incluiu mais uma frente de atuação: o grupo CantAÇÃO, cuja proposta é promover visitas às instituições parceiras da Ação Social com o objetivo de proporcionar momentos de inclusão e socialização por meio do canto e da música.

Depois das primeiras semanas de ensaio para preparo da voz e do repertório, o grupo, composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 1 série do Ensino Médio, já realizou quatro saídas. Em uma delas, apresentou-se para as crianças da Creche Irmã Paula e, nas outras três, para pacientes do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

"A troca entre alunos e pacientes é muito rica, pois coloca na prática o que é a ação social. É algo que vai além da afinação. Os jovens conseguem aliviar as dificuldades pelas quais estão passando aquelas pessoas, amenizando a dor e trazendo felicidade", afirmou a professora responsável pela condução das atividades, Luciane Garcia, que contou, ainda, que os jovens são muito elogiados.

O repertório, elaborado em parceria entre a professora e os alunos, já conta com músicas como "Carinhoso", de Pixinguinha; "Garota de Ipanema", de Toquinho e Vinicius de Moraes; "Aquarela", de Toquinho; "True Colors", de Cyndi Lauper; "É preciso saber viver", do grupo Titãs; e "Trem bala", de Ana Vilela.

"As visitas são muito boas, mudam completamente o dia das pessoas que estão lá. Muitas vezes, elas estão sozinhas e, quando chegamos lá, levamos felicidade e fazemos diferença na vida daquelas pessoas naquele dia", contou Leonarda Soares, da turma 85.

"Tem muita gente que se sente sozinha e não tem com quem conversar. Quando cantamos, fazemos algo que emociona e faz eles felizes", disse Lélio Henrique, da turma 61, que toca violino e escolheu atuar na frente CantAÇÂO por afinidade com a área musical.


Voltar ao topo