Alunos constroem casa em parceria com a ONG TETO

Nos dias 30 e 31 de março e no dia 01 de abril, alunos e ex-alunos do Colégio Cruzeiro - Centro participaram da construção de uma moradia de emergência em Santa Cruz. A atividade, que teve o apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio, aconteceu em parceria com a ONG TETO, que atua em toda a América Latina e Caribe, e busca, por meio da ação conjunta entre moradores de assentamentos precários e jovens voluntários, superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas.

Esta é a quarta vez que alunos e ex-alunos do Colégio Cruzeiro constroem uma casa em parceria com a ONG. A iniciativa é uma realização do Departamento de Ação Social, que organiza e dá suporte a ações de voluntariado protagonizadas por alunos desde o 6º ano até o Ensino Médio.

"Logo que chegamos no terreno, o morador da casa que construímos já foi nos receber. Conversamos muito e tive a impressão de que, na comunidade, todos ajudam muito uns aos outros" contou Gustavo Clemente, da turma 202. "Eu acho que temos que ver que, se cada um fizer a sua parte, ainda mais o jovem, nós podemos fazer muito. Cada um pode fazer muito se nos juntarmos para uma ação maior, como essa", refletiu o aluno, que também é voluntário na frente de Liderança Comunitária.

A casa, que foi erguida em 72h, é pré-moldada, feita de madeira e dividida de acordo com a preferência dos moradores. A moradia construída visa a substituir uma habitação extremamente precária de uma família - escolhida com base na condição socioeconômica - até que as outras etapas do desenvolvimento comunitário para melhoria da condição de vida dos moradores sejam realizadas. A construção foi possível graças ao apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt e às doações de pais, alunos, ex-alunos e familiares, que contribuíram para a arrecadação do valor.

A Coordenadora do Departamento de Ação Social, Luciane Hentschke, acredita que participar desse mutirão é uma experiência única na vida desses jovens. "Temos tido uma adesão muito grande a essa proposta. Resultado do trabalho que tem sido feito de forma geral em nossa escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para se ter uma ideia do interesse que nossos alunos têm em ajudar, para esse ano, cerca de 50 alunos demonstraram interesse em se inscrever para a construção de novembro, ou seja, estão realmente engajados para buscar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. É uma experiência para amadurecermos quanto ser humano".


Voltar ao topo