Curta a Praça: segunda edição de 2018 aproxima alunos e comunidade local

A terceira edição de 2018 do Curta a Praça foi realizada no dia 26 de agosto na Praça da Cruz Vermelha, vizinha da unidade Centro do Colégio Cruzeiro. Durante o evento foram promovidas atividades gratuitas, como atendimento médico e odontológico, aferimento de pressão, corte de cabelo, design de sobrancelha, manicure e pedicure. A Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também fizeram atendimentos gratuitos.

Segundo Luciane Hentschke, Coordenadora da Ação Social, a ação foi possível por meio da parceria com a Cruz Vermelha Brasileira e o projeto "Banho da Alegria", um chuveiro móvel e com água quente, que ficou à disposição e trouxe bem-estar aos moradores em situação de rua. Além do banho, as pessoas receberam um kit de higiene e um café da manhã organizado com doações das famílias dos alunos do Colégio Cruzeiro.

"Foi inovador, ao mesmo tempo que inspira e encoraja outras pessoas em buscar alternativas para auxiliar e dar atenção aos que, no momento, têm tão pouco", afirma Bianca Vicente, professora responsável pela Liderança Comunitária. O evento também contou com a parceria do Movimento de Pessoas Solidárias (MPS), do Projeto Vidas Invisíveis e com o Projeto Vai Entrega, todos envolvidos em melhorar a vida de quem tem a rua como sua moradia, levaram almoço, roupas, cobertores e lanche.

Alunos do Colégio Cruzeiro comandaram atividades como futebol, contação de histórias e oficina de desenho. A iniciativa desperta o interesse dos jovens na busca por trazer um pouco mais de dignidade aos moradores em situação de rua. "Entendo que todos nós sejamos responsáveis por um Rio de Janeiro mais humano, justo e solidário, menos desigual e com mais oportunidades para todos. Muitos encontram tempo e disposição para se dedicar a esse evento. É lindo ver o sorriso de satisfação em ter ajudado alguém, assim como aquele que recebe o benefício. O voluntariado pode realmente contribuir para a mudança, não só de quem recebe, mas principalmente de quem executa. É um passo para a mudança", conclui Luciane.

De acordo com a organização do evento, um total de 529 atendimentos foram realizados na edição do dia 26 de agosto. O próximo Curta a Praça acontece no dia 21 de outubro de 2018.

O evento Curta a Praça é uma iniciativa do Um Centro + Cultural, idealizada pela frente de Liderança Comunitária da Ação Social. Com o apoio da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro, e apoio institucional da ONG Junior Achievement®, a iniciativa também conta com a parceria da Cruz Vermelha Cultural, ONG Cruz Vermelha Cultural e da Justiça Itinerante.



  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo