Universidade de Colônia realiza palestra no Colégio Cruzeiro

Nos dias 18 e 19 de outubro, foi realizada, nas duas unidades do Colégio Cruzeiro, palestra com uma representante do programa Studienstart International plus, da Universidade de Colônia (Universität zu Köln). Na ocasião, responsáveis e alunos do Ensino Médio puderam esclarecer dúvidas sobre as formas de acesso ao ensino superior alemão com Frau Britta Schlüter de Castro.

A palestrante apresentou o programa Studienstart International plus e mostrou as características da cidade de Colônia, o custo de vida na região, além de apresentar um panorama sobre as faculdades e departamentos da instituição.

Durante a palestra, Frau Britta Schlüter de Castro apresentou fatores que fazem com que a Universität zu Köln se destaque como instituição de excelência em pesquisa e ensino. "Temos seis faculdades com aproximadamente 350 cursos de Bacharelado e Mestrado. São 48.500 estudantes, sendo que cerca de 4.900 deles são estrangeiros de mais de 120 nações. Realizamos mais de 500 cooperações e programas internacionais de intercâmbio". Em seguida, a palestrante falou sobre o Studienstart International plus, um programa de acesso direto à universidade para alunos que concluíram o Ensino Médio. "Trata-se de uma modalidade que permite ao interessado ingressar no curso de preferência sem a necessidade de frequentar o Studienkolleg, que dura mais tempo para ser concluído", disse.

Os requisitos da candidatura consistem de um comprovante de conhecimentos muito bons da Língua Alemã por meio de um certificado de reconhecimento internacional, como, por exemplo, o DSD II, documentação de conclusão do Ensino Médio incluindo o Histórico Escolar dos últimos três anos, além do Certificado TestAS com módulo específico correspondente. "O Certificado TestAS é um teste de aptidão acadêmica que avalia a qualificação do estudante para a sua respectiva área, independentemente do país de origem e do sistema de notas. No Rio de Janeiro, o exame é realizado no Goethe-Institut e o resultado fornece um prognóstico do percurso acadêmico do candidato", destacou Susan Zerwinski, responsável pelo Departamento de Ensino do Goethe-Institut.

Ao final do evento, responsáveis e alunos tiraram dúvidas sobre o sistema que dá acesso à Universität zu Köln e sobre o programa de apoio aos estudantes estrangeiros. Frau Britta Schlüter de Castro também abordou informações pontuais sobre a obtenção de visto de estudante, distribuiu um prospecto do programa Studienstart International plus e disponibilizou seus contatos para mais informações.


Voltar ao topo