Colégio Cruzeiro integra 'Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão'

Colégio Cruzeiro integra 'Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão'
Instituição carioca de 156 anos é destaque em qualidade de ensino e difusão da cultura alemã


Nos dias 11 e 12 de março, aconteceu, em Curitiba, a reunião de escolas de ensino da língua alemã no Brasil. Cerca de 40 representantes de 22 instituições nas quais a língua e a cultura alemãs estão firmemente ancoradas no cotidiano escolar, no currículo, na filosofia e nas diretrizes, se reuniram para discutir as diferenças e semelhanças entre as suas escolas.

O destaque deste encontro foi a fundação da 'Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão'. Dezesseis representantes das escolas assinaram a lista de fundação da criação da nova organização. Os participantes elegeram um grupo de trabalho composto por cinco diretores e professores de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, entre eles Marcos Schupp, Diretor da unidade Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro.

A história do Colégio Cruzeiro - instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt - está intimamente ligada à colonização alemã no Rio de Janeiro. Seus 156 anos de atuação evidenciam o compromisso com a qualidade de ensino e com a difusão da cultura alemã. A instituição, que integra a rede Pasch-net apoiada pelo governo alemão, possui duas unidades em funcionamento, no Centro e em Jacarepaguá, soma cerca de 3.900 alunos e é uma das escolas mais antigas e tradicionais da cidade.

Além do ensino regular da língua alemã, o Colégio Cruzeiro mantém programas de imersão no idioma e incentiva a participação dos alunos em eventos nacionais e viagens internacionais - só no ano passado, mais de 180 alunos participaram da viagem de estudos à Alemanha. O Colégio também proporciona oportunidades para debates e concursos de leitura, e auxílio no processo de admissão em universidades na Alemanha, cedendo também, espaço para aplicação de provas dos Studienkollegs de Mainz, Marburg e Darmstadt.

Atualmente, cerca de 25 ex-alunos do Colégio Cruzeiro estão estudando na Alemanha. O contrato com a Johannes Gutenberg Universität Mainz garante o acesso preferencial dos estudantes a vagas no Studienkolleg da faculdade e subsequente acesso a seus cursos de graduação. A Instituição também mantém um núcleo de atuação do seu projeto de Ação Social para o "Ensino de Língua Alemã". Nessa iniciativa, alunos do Colégio Cruzeiro se dedicam, uma vez por semana, a ensinar noções básicas de Língua Alemã a alunos de escolas públicas no Rio de Janeiro.

A próxima reunião da 'Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão' será em outubro/novembro de 2019, no Colégio Cruzeiro.


Voltar ao topo