Professores apresentam workshops na Primeira Jornada de Professores de Alemão do Rio de Janeiro

Professores e Coordenadores de Língua Alemã das duas unidades do Colégio Cruzeiro participaram da Primeira Jornada de Professores de Alemão do Rio de Janeiro (Deutschlehrertag 2019), evento organizado pelo Goethe-Institut Rio de Janeiro e pela Associação de Professores de Alemão do Estado do Rio de Janeiro (APA-Rio). A Jornada foi realizada no dia 18 de maio no Goethe-Institut e ofereceu 21 oficinas e seminários de Alemão como Língua Estrangeira em torno da temática Deutsch digital! Três professores do Colégio Cruzeiro - Centro fizeram apresentações sobre temas como o uso de ferramentas digitais em sala de aula e gamificação no contexto escolar.

Os workshops e seminários do Deutschlehrertag 2019 foram acompanhados por professores e futuros professores de Alemão de escolas particulares e públicas, que atuam, inclusive, na formação de professores de Língua Alemã. Além de professores do Colégio Cruzeiro, estavam presentes Sabine Goertz e Ana Cristina Carvalho, Coordenadoras de Língua Alemã do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, nas unidades Centro e Jacarepaguá, respectivamente.

Matthias Baumann foi um dos professores do Colégio Cruzeiro que apresentou workshops. "Schüleraktivität erhöhen durch digitale Tools im Sekundarbereich" (Aumentando a atividade dos alunos por meio de ferramentas digitais no Ensino Médio) foi o tema de sua primeira exposição, cujo objetivo foi analisar as possibilidades de aplicação de ferramentas para aprendizes avançados de Alemão. "Nearpod", "Answergarden" e "Flipgrid" foram os recursos utilizados como exemplos. Outro workshop conduzido pelo professor teve como tema "Gamification im DaF-Unterricht" (Gamificação na Aula de Alemão). Matthias destacou que, ao desenvolver conceitos relacionados ao mundo dos jogos, o processo de aprendizagem se torna mais interessante e dinâmico para a geração atual. Os aplicativos "Classcraft", "Classdojo" e "Gimkit" fizeram parte da apresentação.

Carolina Kehl e Jorge Assis, também professores do Colégio Cruzeiro, ficaram responsáveis pelo workshop "Einsatz von e-tools im DaF-Unterricht" (Utilização de e-tools na aula de Alemão). A dupla abordou o potencial didático-metodológico dos e-tools "Kahoot" e "Quizlet". De acordo com a Professora Carolina Kehl, o uso dessas ferramentas faz parte de seu repertório no contexto escolar. "Traçamos como objetivo explicitar as etapas para o desenvolvimento e a utilização desses dois recursos que visam à aplicação e à revisão de conteúdos de maneira lúdica e descontraída, na forma de quiz. Entendemos que tais estratégias são uma forma eficiente de fixar e retomar conteúdos escolares trabalhados ao longo do ano, uma vez que a motivação e a atenção dos alunos se mantêm elevadas durante todo o processo", afirma ela.

Durante o Deutschlehrertag 2019, os organizadores do evento realizaram o sorteio de um curso de aperfeiçoamento no ensino de Alemão como Língua Estrangeira, ministrado na Alemanha. A sorteada, a Professora Carolina Kehl, passará duas semanas, em 2020, em uma cidade alemã participando do curso.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo