Sistema de alarme de incêndio é implantado nas duas unidades do Colégio Cruzeiro

O Setor de Segurança, Medicina e Saúde da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro, inaugurou nas unidades Centro e Jacarepaguá um novo e moderno sistema de alarme de incêndio. Em uma parceria da SBH com a empresa HT2 Tecnologia, o equipamento foi desenvolvido visando as necessidades de cada uma das duas unidades. O sistema garante, ao menor sinal de fogo ou fumaça, que os colaboradores responsáveis pela segurança sejam acionados a tempo de conter a situação.

O sistema de alarme de incêndio tem como principal propósito a preservação da vida humana. Por meio dele, a comunidade escolar é direcionada a evacuar o ambiente o mais rápido possível e, com o local vazio, os colaboradores treinados para lidar com a emergência conseguem combater o fogo com mais agilidade. "Incêndios provocam sérios prejuízos e o fogo pode se espalhar rapidamente no entorno da ocorrência. Evitar que o fogo inicie e se alastre é a melhor maneira de prevenção a o incêndio. Portanto, a SBH tem dedicado esforços para o treinamento da Equipe Administrativa Pedagógica com o objetivo de prepará-la em casos de acidente ou em situações de risco. Além disso, a Instituição realiza simulações periódicas de abandono de ambiente", explicou Fernando Silva, Técnico de Segurança do Trabalho, do Setor de Segurança, Medicina e Saúde da SBH.

A Técnica de Segurança do Trabalho, Raquel Ribeiro, falou como é feita a instalação dos alarmes. "Os detectores de fumaça e de temperatura são instalados estrategicamente no ambiente e auxiliam na defesa da vida humana e de bens materiais. A tecnologia proporciona uma ótima gestão de incidentes, o que facilita a prevenção e o combate de focos de incêndio de modo ágil e eficaz. Em locais que recebem muitas pessoas, é essencial que haja um sistema de detecção e alarme de incêndio para evitar possíveis incidentes", relatou.

Em conformidade com o Plano de Atendimento a Emergências (PAE), as duas unidades do Colégio Cruzeiro também contam com sinalizações de saídas de emergência. Outros aparatos como placas e iluminação de emergência são adotados para garantir a integridade física das pessoas e preservação dos bens do local. O conjunto de medidas e procedimentos viabilizam o monitoramento e o controle adequado na busca de soluções eficientes em um contexto de perigo.



Veja também:

  • Setor de Segurança, Medicina e Saúde do Trabalho da SBH realiza simulado de abandono.



  • Voltar ao topo