Ação Social participa de evento da ONG Sonhar Acordado

A Coordenadora da Ação Social, Luciane Hentschke, participou, no dia 8 de março, do evento "Encontrão do Amigos para Sempre", realizado no Teatro Prudential.

Promovido semestralmente pela ONG Sonhar Acordado (Associação Sonhos de Criança), o evento é o momento em que todos os voluntários do programa Amigos para Sempre se encontram para se informarem, realizarem uma troca de experiência entre as equipes e poderem interagir entre si. No último evento, os grupos trabalharam o valor da Caridade e do Bem Comum.

Na ocasião, a Coordenadora falou sobre o projeto da Ação Social e as atividades realizadas na escola, abordando os núcleos de trabalho que acontecem nas tardes de terça e quarta-feira em Jacarepaguá, e às sextas-feiras, no Centro, o Empreendedorismo Social no 1º ano do Ensino Fundamental, o trabalho voluntário realizado com os alunos da 2ª série do Ensino Médio durante a Viagem de Estudos à Alemanha, a Educação Noturna com jovens e adultos, o trabalho com os colaboradores da Conservação - Dialogando na escola, as ações do projeto "É legal ser do bem", além das atividades de voluntariado durante os estudos de campo.

Presentes na plateia como voluntárias do programa, a ex-aluna da unidade Jacarepaguá, Ana Clara Redon, e sua mãe, Rejane Redon, aproveitaram o momento para fazer um relato emocionado sobre a experiência vivida na Ação Social, durante os anos de estudo da jovem no Colégio Cruzeiro.

"Eu tive um primeiro contato com os trabalhos sociais graças ao Colégio Cruzeiro. Assim que entrei no 6º ano do Ensino Fundamental lembro perfeitamente de ter recebido uma circular informando sobre a possibilidade de alunos participarem de um projeto de Ação Social que, até então, eu não sabia que existia. Como naquele momento eu não estava fazendo nada na parte da tarde, me inscrevi e vi como uma possibilidade de testar algo novo. E, posso dizer, sem exagero, que foi uma decisão que mudou minha vida", contou Ana Clara, que destacou a importância desse trabalho para a sua vida: "Desde então, acredito que, por causa do Colégio Cruzeiro e da Ação Social, eu me tornei uma pessoa mais consciente e mais empática com todos a minha volta. Você oferecer a oportunidade a um aluno de começar ainda jovem a fazer o bem cria nele raízes para se tornar um adulto do bem, consciente de sua posição social e de seu dever com a sociedade. O Colégio Cruzeiro foi mais do que uma etapa educacional, foi uma etapa de evolução pessoal", resumiu a ex-aluna.

Para Rejane, a participação da filha em atividades extracurriculares do Colégio Cruzeiro, como a Ação Social, contribuiu, em muito, na formação dela, tanto no meio acadêmico quanto no seu amadurecimento para a vida. Segundo ela, ver o crescimento desse trabalho só traz alegrias e boas recordações. "A Ação Social foi o embrião do que hoje a Ana Clara é: uma menina-mulher-cidadã altruísta. Ouvir a Luciane falando de como se desenvolveu e evoluiu a Ação Social do Colégio Cruzeiro só nos restou um aperto no peito de tanta felicidade. As lágrimas desceram de tanta emoção. Obrigada, Colégio Cruzeiro! Obrigada, Ação Social! O trabalho de vocês frutificou e continuará frutificando com o recrutando e a formação de um exército de pessoas de boa vontade!", afirmou Rejane.

O Programa AMIGOS PARA SEMPRE



Com mais de 70 filiais em 14 países, a ONG Sonhar Acordado atua, no Brasil, em 13 cidades: Brasília, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Estância Velha, Fortaleza, Joinville, Jundiaí, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo.

O "Amigos para Sempre" é um dos cinco programas contínuos da ONG no Rio de Janeiro.

Nele, equipes fixas de até 25 voluntários se comprometem mensalmente por algumas horas com um grupo de 20 crianças. Durante os encontros são desenvolvidas atividades lúdicas que estimulem a compreensão de valores, como caridade, esperança e fé. O programa, atualmente, tem parceria com 11 instituições no Estado do Rio de Janeiro e trabalha com 19 equipes de 20 crianças de 5 a 11 anos cada.

Bimestralmente, os jovens são formados em valores humanos para se desenvolverem, transmitirem para as crianças e se tornarem agentes de transformação social no dia a dia.

A partir da formação, eles estão aptos a participar das atividades com as crianças e transformar vidas por meio dos valores, com atividades lúdicas, experiências culturais, esportivas e, principalmente, através da amizade e dos bons exemplos.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo