Doação de medula óssea: Ação Social da SBH / Colégio Cruzeiro apoia esta causa

Você sabia que, atualmente, no Brasil, cerca de 850 pacientes aguardam transplante de medula óssea?

O Brasil está em terceiro lugar no número de cadastro de doadores de medula óssea em todo o mundo. São 5 milhões de pessoas cadastradas, de um total de 30 milhões. Mas, infelizmente, o número de transplantes vem caindo. São cerca de 40% a menos no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

Sensibilizados com tudo que nos cerca em função da pandemia que vivemos, e acompanhando o que vem acontecendo no Rio de Janeiro e no mundo, o Projeto de Ação Social da SBH / Colégio Cruzeiro se solidariza com a questão da doação da medula óssea.

É pelo espírito de solidariedade, sempre presente em nossa comunidade escolar, que estamos compartilhando e divulgando mais essa causa. Acreditamos, antes de tudo, na capacidade de mobilização das pessoas, principalmente diante da sensibilidade no cenário que temos vivido.

Nós mesmos vivenciamos este gesto de amor em nosso ambiente escolar e o quanto o carinho e a solidariedade fizeram a diferença na vida dessas pessoas e suas famílias.

Para aqueles que desejam ajudar, é possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados em todos os estados do país.

No Rio de Janeiro, doadores podem procurar o Hospital Pedro Ernesto ou o Instituto Nacional de Câncer (INCA), localizado na Praça Cruz Vermelha. O Banco de Sangue do INCA realiza a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30. Não é necessário agendamento. Para mais informações, entre em contato diretamente com a Instituição, pelo número: (21) 3207-1580.

Obs.: O Redome (www.redome.inca.gov.br) é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. Ele reúne todos os dados dos voluntários à doação para pacientes que não possuem um doador na família. Há mais de 5 milhões de pessoas no Brasil. E quanto mais, melhor. Afinal, encontrar um doador não é fácil. A chance é de 1 para 100 mil. O cadastro é único, ou seja, um doador do Rio pode ajudar um paciente que seja compatível em qualquer outro lugar do país e até do mundo. E para doar, não é preciso passar por nenhuma cirurgia.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos de idade;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso;

O REDOME ressalta que é fundamental manter o cadastro sempre atualizado no banco de dados do Registro Nacional.

Os contatos do Hospital Pedro Ernesto são: Rua Boulevard 28 de Setembro, n° 77 - Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ. Telefone: 2868- 8000


Voltar ao topo