Dia 19 de setembro: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea - Apoie esta causa

O Projeto de Ação Social da SBH / Colégio Cruzeiro se solidariza com a questão da doação da medula óssea.

Atualmente, o número de transplantes de medula óssea no Brasil vem caindo e cerca de 850 pacientes ainda aguardam o transplante. Para quem deseja ajudar, é possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados em todos os estados do país. O seu cadastro vai para o Redome (www.redome.inca.gov.br), o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo.

Ele reúne todos os dados dos voluntários à doação para pacientes que não possuem um doador na família. Há mais de 5 milhões de pessoas no Brasil. E quanto mais, melhor. Afinal, encontrar um doador não é fácil. A chance é de 1 para 100 mil. O cadastro é único, ou seja, um doador do Rio pode ajudar um paciente que seja compatível em qualquer outro lugar do país e até do mundo. E para doar, não é preciso passar por nenhuma cirurgia. O REDOME ressalta que é fundamental manter o cadastro sempre atualizado no banco de dados do Registro Nacional.

No Rio, doadores podem procurar o Hospital Pedro Ernesto ou o Instituto Nacional de Câncer (INCA), localizado na Praça Cruz Vermelha. O Banco de Sangue do INCA realiza a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30. Não é necessário agendamento. Para mais informações, entre em contato diretamente com a Instituição, pelo número: (21) 3207-1580.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos de idade;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Os contatos do Hospital Pedro Ernesto são: Rua Boulevard 28 de Setembro, n° 77 - Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ. Telefone: 2868- 8000


Voltar ao topo