Colaboradores do Colégio Cruzeiro participam de simulação de retorno às atividades presenciais

O retorno às atividades presenciais nas unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro aconteceu no dia 05 de outubro. Para que o regresso fosse realizado com segurança e equilíbrio, os colaboradores das unidades escolares participaram de treinamentos em duas etapas, sendo a primeira online e a segunda presencial. Na primeira etapa, os colaboradores assistiram a vídeos e a apresentações elaboradas pelos setores de Recursos Humanos e de Segurança, Medicina e Saúde do Trabalho (SMS) da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), além da Direção Pedagógica, e disponibilizadas no ambiente virtual do Classroom. Ao final, os colaboradores realizaram uma prova para verificação dos conhecimentos adquiridos. Uma reunião online também foi realizada com a equipe de SMS, na qual foram abordados temas específicos para cada setor. Já na etapa presencial, os diversos setores das unidades escolares puderam colocar em prática como será o dia-a-dia nas escolas, simulando situações envolvendo o reforço dos procedimentos de higienização, o acesso e o trânsito nos prédios dos colégios, bem como a utilização de equipamentos de segurança individual (EPIs).

Neste momento de retomada às aulas presenciais, o desafio dos colaboradores do Colégio Cruzeiro não se restringe aos cuidados sanitários ou à orientação para a aquisição de novos hábitos de higiene. Há também uma reorganização de rotinas, espaços, materiais e atividades. De acordo com Fernando Silva, responsável pelo setor de SMS na Sede Administrativa e na unidade Centro, o treinamento presencial apresentou situações cotidianas de entrada e saída de alunos, colaboradores e visitantes, com o intuito de simular os protocolos de prevenção referente à pandemia de COVID-19. "Ensaiamos as orientações de higienização de calçados e desinfecção das mãos em álcool 70%, aferição de temperatura, orientação de distanciamento social e uso dos EPIs", afirma.

Fernando também destacou o empenho e a colaboração da equipe que participou do treinamento: "Os colaboradores demonstraram atenção e senso de responsabilidade. A simulação foi de suma importância para a fixação dos protocolos realizados nos colégios na volta às aulas". Para Brilhantina de Almeida Fontes, recepcionista na unidade Centro, o momento aponta para a necessidade da adoção de medidas que garantam a segurança de todos. "As orientações que recebemos foram fundamentais. Nosso trabalho estará em constante adequação conforme as circunstâncias forem se apresentando, mas estamos juntos, empenhados para assegurar todos os cuidados relativos à saúde, à educação e ao trabalho", disse Brilhantina.

Raquel Ribeiro, responsável pelo setor de SMS na unidade Jacarepaguá, afirmou que foram elaborados protocolos que se adaptassem à rotina da escola, no intuito de atender todas as demandas sanitárias que o momento pede. "Instruir os colaboradores permite que nosso ambiente escolar fique mais seguro para esse difícil momento que estamos passando", comentou.

Anny Ribeiro, que atua também como responsável pelo setor de SMS na unidade Jacarepaguá, complementa: "O intuito do simulado foi orientar e adaptar nossos colaboradores à nova rotina do colégio, destacando os protocolos exigidos com a finalidade de manter a segurança de todos os envolvidos nesse processo".

Os colaboradores foram divididos de acordo com seus setores para receber as informações pertinentes e fizeram a simulação em todos os prédios, para abarcar todas as situações possíveis. Daniela Santiago, assistente (Biblioteca), lembrou que o Colégio Cruzeiro abrangeu todos os assuntos e situações possíveis, fazendo com esse retorno seja mais tranquilo. "Tanto na plataforma online, quanto aqui na simulação presencial, nós percebemos o cuidado que será tomado com toda a comunidade escolar. Precisamos proteger os alunos e a nós mesmos. As informações repassadas e os protocolos de segurança foram muito importantes para que fiquemos tranquilos para esse retorno", concluiu a colaboradora.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo