Projeto mobiliza comunidade escolar em campanha de doação de tampinhas

O Colégio Cruzeiro, por intermédio do seu vínculo como Escola associada à Unesco a partir do projeto de Ação Social - "A formação cidadã na escola", está realizando uma campanha de doação de tampinhas plásticas e lacres, em uma ação condizente com os temas propostos para o ano de 2021. A iniciativa visa proteger o meio ambiente e difundir a conscientização sobre o problema do descarte indevido de materiais recicláveis. Neste contexto, as turmas do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá participaram de uma atividade, durante as Aulas de Convivência, que vem divulgando e incentivando a arrecadação do material.

De acordo com a Professora Adriana Tomaz, responsável pela disciplina, os estudantes se empenharam na divulgação da campanha, criando cartazes com o objetivo de estimular a participação de toda comunidade escolar, decoraram uma caixa de madeira para a coleta do material e levaram a mensagem de sustentabilidade para outros espaços. "As crianças se envolveram tanto no projeto que algumas delas estão divulgando a campanha no local onde moram. Elas prepararam cartazes que estão expostos em portarias de prédios e condomínios, por exemplo. Quando idealizamos as atividades do projeto 'Eu, Cidadão Planetário', um dos focos foi conversar com as crianças sobre diferentes maneiras de demonstrar a nossa responsabilidade social, mediante ações como reciclagem, reaproveitamento, não desperdício, descarte de materiais recicláveis e consumo consciente. As turmas se engajaram na causa e, nesta etapa do processo, estamos colhendo os resultados: há uma corrente do bem tanto dentro quanto fora da escola, ressaltando a importância do cuidado com o planeta. Estamos muito felizes com o sucesso da campanha e com o envolvimento dos alunos!"

O engajamento das turmas também foi manifestado por meio da criatividade. Alguns alunos foram além da produção dos cartazes para o mural e colocaram os dotes artísticos a serviço do compromisso com um mundo mais sustentável. Um exemplo foi uma aluna do 5º ano que compôs, junto com seu pai, uma canção sobre a campanha de arrecadação de tampinhas e gravou um repente - modalidade de canto alternado que se dá em forma de improviso poético e que tem forte presença na herança musical do nordeste brasileiro. "É muito recompensador acompanhar o processo de autoria e a criatividade dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Além de contribuir para uma ação social, a campanha e seus desdobramentos estimulam a adoção de atitudes de um cidadão planetário consciente", conclui a Professora Adriana Tomaz.

As Aulas de Convivência têm como objetivo criar um espaço de reflexão e ação, contribuindo para a formação de um ser humano consciente de seus deveres e direitos, despertando a vontade de fazer a diferença na sociedade, em busca de um mundo melhor.

Confira a seguir o vídeo com a letra e a canção da aluna:





A campanha de doação de tampinhas plásticas é uma iniciativa da Ação Social da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro, e tem como proposta arrecadar a maior quantidade possível do material, que será doado ao Projeto Social de Realengo "Bruno Reciclagem", para revenda e compra de cadeiras de rodas. As cadeiras são repassadas a pessoas pertencentes às instituições parceiras da escola. Durante todo o ano letivo, lacres e tampinhas plásticas podem ser entregues nas portarias das unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro. As tampas devem ser de garrafa pet, de amaciante e de requeijão. Não servem tampas metálicas, tampas de achocolatado e de leite em pó. Para mais informações, visite o site da Ação Social: acaosocial.colegiocruzeiro.com.br


  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo