Colaboradores participam de Programa de Formação Continuada 2021

Entre 19 e 23 de julho, os colaboradores das unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro participaram do Programa de Formação Continuada 2021. Organizado pela Direção da Instituição, em parceria com a Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), a iniciativa teve como propósito oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal à equipe administrativa e de apoio pedagógico.

O Programa Anual de Formação Continuada é uma ação concreta de valorização profissional de todos os colaboradores que dão vida à escola e contempla aspectos culturais, sociais e conhecimentos específicos da realidade escolar. Além de acompanhar palestras virtuais e ter acesso à material com orientações para combate e prevenção à COVID-19, os participantes assistiram a vídeos, ouviram podcasts e realizaram atividades de verificação de aprendizagem.

No dia 19 de julho, foi realizado o exame médico periódico, conduzido pela equipe de Segurança do Trabalho da SBH, em conjunto com a Médica do Trabalho, Dra. Carla Braz. Em seguida, de forma remota, o grupo fez uma autoavaliação sobre os conhecimentos a respeito de ações a serem adotadas como hábito diário, com o intuito de cuidar e diminuir os riscos de contaminação por Coronavírus. Na primeira etapa, nomeada de "Fato ou Fake", foi verificado o quanto cada um está atento às informações verdadeiramente relevantes que circulam por diferentes canais. A segunda etapa foi um questionário dedicado à reflexão de conhecimentos específicos relacionados ao trabalho nas unidades escolares, tais como uso adequado de equipamentos e processos de segurança e organização.

No dia 20 de julho, a Professora Luciane Garcia foi convidada para conduzir a oficina "O poder da música: voz, ritmo e movimento". Realizado ao vivo, o evento virtual abordou as sensações que a música desperta em nós. "Ela pode provocar de bem-estar à irritação, pois nos expõe a estímulos que desencadeiam sentimentos que são agradáveis e também podem ser desagradáveis", destacou a professora de Música. Os participantes interagiram no chat falando sobre músicas que marcaram positiva e negativamente por remeter os participantes a um momento de suas vidas que desperta uma memória afetiva ou um episódio específico de felicidade ou tristeza. Luciane também fez um relato sobre o trabalho com os alunos da escola na iniciativa de Ação Social. Ela descreveu o projeto CantAção realizado no INCA e no INTO, além de explicar a importância do uso da música com fins terapêuticos. No trecho final da oficina, a professora desafiou os colaboradores: ela tocou no piano melodias que remetem à infância e o grupo teve que identificar quais eram as canções. Entre o repertório estava "Borboletinha", "Atirei o pau no gato" e "A Janelinha".

No dia 21 de julho, a Psicóloga Renata Tavolaro apresentou a palestra "A importância da saúde emocional", ressaltando como a pandemia intensificou incertezas e medos que podem ocasionar estresse, depressão, tristeza e problemas de relacionamento. De acordo com Renata, na condição de ser humano, estamos vulneráveis a emoções e devemos aprimorar a forma como lidamos com o que estamos sentindo. "É necessário ter um foco na solução em detrimento de concentrar a atenção no problema. Dentro de cenários negativos, podemos sair com aprendizados e com oportunidades de aprender com situações adversas". A psicóloga também dedicou parte de sua palestra para falar sobre ansiedade e os problemas causados pela preocupação excessiva. "Um nível alto de ansiedade pode ocasionar sintomas físicos, tais como: dificuldade para dormir, tontura, dor de cabeça, falta de ar e dor de estômago. Cuidar de si é fundamental e precisamos desse cuidado para obter o equilíbrio emocional. A terapia é um tratamento para quem quer se conhecer e saber como lidar melhor com as emoções", afirmou a psicóloga.

Em 22 de julho, foi a vez do Mestre e Doutor em Psicologia, Dr. Mauro Paiva, realizar uma live para os colaboradores da SBH. Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mauro falou sobre como cada um de nós tem um olhar particular de ver e agir no mundo. "Somos indivíduos com percepções individualizadas. Por isso, é importante se colocar no lugar do outro e tentar compreender a perspectiva dele. Isso é empatia. Tal movimento de deslocamento de eixo é preciso para promover acolhimento, pois cada um de nós tem a liberdade para fazer as escolhas que achamos ser mais adequadas, tendo a consciência de que cada escolha tem uma consequência. Sendo assim, de forma consciente, devemos nos responsabilizar por nossas escolhas". A palestra do psicólogo também teve como tema a maneira como conduzimos nossas vidas. "Façam a seguinte pergunta: o sentido que há em minha vida é aquele que eu determinei ou é algo que outras pessoas decidiram para mim? Não percam de vista que precisamos ser mobilizados por aquilo que vai trazer uma satisfação e sentimento de realização diária", ressaltou Mauro.

No último dia do Programa de Formação Continuada 2021, 23 de julho, os colaboradores ouviram um podcast e assistiram a um vídeo sobre a temática "Comunicação não-violenta". O objetivo foi promover uma reflexão a respeito de como estamos nos relacionando no local de trabalho. Além disso, o grupo fez a leitura de material destinado à prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual. O propósito da atividade foi construir uma cultura organizacional pautada no respeito mútuo, equidade de tratamento e preservação da dignidade das pessoas. Além de revisitar conceitos, os participantes tiveram acesso a um guia do que pode ser feito caso sofram ou presenciem uma situação de assédio. Por fim, o Programa foi concluído por meio de uma autoavaliação, bem como o preenchimento de um formulário de pesquisa de opinião. "O Programa possibilitou uma série de reflexões e foi feito com uma abordagem adequada, que contribui para nossas relações interpessoais no trabalho", afirmou a colaboradora Priscila Figueiredo. O colaborador Diego Souza complementa: "As atividades foram relevantes e úteis neste momento pelo qual estamos passando. Foi possível entender e lidar melhor com as dificuldades do nosso dia a dia. Muito obrigado pela oportunidade", concluiu.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo