Evento do Projeto de Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro - "I Ação Social em Foco" - recebe convidados de todo país para abordar o tema "responsabilidade social"

Um sábado inspirador. Assim foi o último dia 18, data tão aguardada para o evento virtual "I Ação Social em Foco". O encontro, iniciado às 8h, foi aberto pela Diretora Pedagógica Estratégica do Colégio Cruzeiro, Ana Paula Ramos, que concedeu as boas-vindas a todos os presentes e discursou sobre o compromisso da Escola com a formação integral dos alunos a partir do desenvolvimento de ações sociais que visam fazer o bem, missão estabelecida há mais de 159 anos pelo Colégio Cruzeiro.

Ana Ramos agradeceu à Coordenadora de Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro, Luciane Hentschke, pelo empenho em construir, diariamente, os alicerces do Projeto de Ação Social da Instituição junto aos professores voluntários e à equipe, e ao Professor Thiago Villela, que, há 15 anos, dava o pontapé inicial a essa iniciativa junto aos alunos.

Após a transmissão do vídeo institucional do Colégio Cruzeiro e do vídeo do Projeto de Ação Social, a Coordenadora Luciane Hentschke realizou a exposição detalhada do Projeto "A Formação Cidadã na Escola", primeira apresentação do Painel "Responsabilidade Social: qual é a minha?". Em seguida, Luciane passou a palavra à Renata Castro, da área de Relacionamento com Empresas da Organização Internacional Médico-Humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), que abordou o tema "Cuidados de saúde em contexto de emergência". A MSF atua com missões em 88 países e possui mais de 62 mil profissionais pelo mundo.

Dando continuidade, Luciana Rezende apresentou o Projeto "SOrria", dentro do quadro de "Práticas esportivas e cidadania". O Projeto, que atua promovendo acesso a atividades físicas e esportivas a crianças, jovens e adolescentes, é desenvolvido desde 2001, no INPAR - Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente . A iniciativa, além de estimular os alunos por meio de atividades esportivas, também já ajudou estudantes a realizar o sonho de ingressar na faculdade.

A apresentação seguinte foi realizada por Sandra Rabello, no quadro "Responsabilidade Social e Terceira Idade". O projeto apresentado abordou a capacitação de idosos para o desenvolvimento de trabalhos voluntários. Por meio de um olhar cuidadoso e amoroso - capaz de mostrar que nunca é tarde para realizar ações que surgem do coração -, a iniciativa mostrou a importância desse tipo de atividade, uma vez que atua na prevenção de doenças, na melhoria da atividade mental e na inclusão das pessoas da terceira idade.

Você sabia que o destino do seu lixo pode mudar o destino do planeta? "Transformando resíduos em fonte de vida" foi a apresentação de Lucas Chiabi, fundador do "Ciclo Orgânico", negócio local que coleta e transforma lixo orgânico em fonte de vida. A partir da apresentação de Chiabi, todos puderam refletir sobre o consumo consciente e sobre as formas de descarte. Muito parabenizado, Lucas também pôde conhecer a ação de coleta seletiva de lixo orgânico, realizada por alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II da Unidade Jacarepaguá, em uma iniciativa que fez parte do "É legal ser do bem!".

Em seguida, Lucimar Adão realizou a apresentação "Educação como prática de investimento social", responsável pela importante missão de educar no projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santo Inácio, existente há 53 anos.

Após a apresentação de Lucimar, que encerrou o Painel sobre Responsabilidade Social, aconteceu o lançamento do e-book "Construindo Sonhos", uma comemoração aos 15 anos de Projeto da Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro. Com cerca de 120 páginas, o e-book - escrito pelo Departamento de Ação Social em parceria com a Comunicação Institucional da SBH e com o Centro de Memória da Instituição - conta a história da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro, o seu DNA de ações sociais e toda a sua trajetória até o "nascimento" do Projeto de Ação Social há mais de 15 anos. Um marco não só para o projeto, mas também para a SBH, tornando-se um objeto de memória afetiva para as gerações de alunos e profissionais que buscam fazer a diferença na vida das pessoas, muitas vezes com gestos simples de cuidado, solidariedade e amor.

Após o lançamento do e-book - disponível no site da Ação Social (www.colegiocruzeiro.com.br/acaosocial) e enviado a todos os participantes -, foram iniciados os relatos de experiência. Ao todo, foram apresentadas 15 narrativas, separadas em diferentes eixos: cuidados com a saúde; práticas esportivas e cidadania; responsabilidade social e terceira idade; práticas sustentáveis e engajamento socioambiental; e educação como prática de investimento social.

Adriana Tomaz e Sheila Arantes apresentaram sua experiência no projeto, que busca uma melhor qualidade de vida das adolescentes internadas no Degase - Departamento Geral de Ações Socioeducativas -, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação. O Hemocione - um projeto criado por jovens determinados a promover o hábito da doação de sangue no Brasil - foi o próximo projeto apresentado. Até hoje, o grupo já coletou 630 bolsas e já ajudou mais de 2.520 pessoas.

O Professor de Química do Centro Educacional Espaço Integrado, Marcus Ramos, foi o próximo convidado a apresentar o projeto "Álcool Solidário". O protagonismo dos alunos nesse projeto foi o destaque: desde a reflexão sobre a importância de se protegerem até as variadas formas encontradas de disseminarem a mensagem da higienização no combate à Covid-19 junto a escolas públicas.

No segundo eixo do Programa - práticas esportivas e cidadania -, foram apresentados os projetos "Uma educação física para além do padrão", de José Roberto Carvalho, que promove intercâmbios esportivos entre escolas públicas e particulares, além de projetos interdisciplinares, como o "Futebol - matemática do esporte". Clarisse Sena e Danielle de Paula apresentaram seu projeto de atividades lúdico-pedagógicas para crianças da comunidade Canal do Anil, em Jacarepaguá, projeto realizado pela Escola SESC (Serviço Social do Comércio) de Ensino Médio. Raphael Zaremba, psicólogo e professor da Puc-Rio, apresentou o quadro "VemSer - Esporte & Psicologia", iniciando com a sua própria história de vida: desde quando tinha 5 anos, já pensava em ajudar o próximo e contribuir para que outras pessoas pudessem transformar as suas vidas! O projeto - que tem mais de 21 anos de existência - abarca mais de 500 alunas de escolas públicas do RJ, da região da Gávea, proporcionando atividades culturais e de reforço escolar. Várias alunas conseguiram, ao longo desse tempo, bolsas de estudo em escolas particulares por meio do esporte, inclusive no exterior.

O Professor Luis Carlos Pereira iniciou o 3° eixo - responsabilidade social e terceira idade - com a sua apresentação sobre o projeto de "Apreciação Musical", desenvolvido na Unidade Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro, desde 2012, como atividade complementar da educação noturna. Alfabetização de idosos foi o tema do relato de experiência de Mônica Jansen e de Gisele Cantalice, promovido pelo Pólo Educacional do SESC. O projeto, protagonizado por jovens alunos, iniciou depois da observação das necessidades da comunidade ao redor, dos familiares e da vizinhança desses estudantes, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa. Em seguida, foi apresentado o projeto "Grupo vida e saúde: terceira idade em movimento", um projeto pedagógico e comunitário de convivências e saberes, desenvolvido na cidade de Santa Maria (RS), que promove ações de educação e saúde para idosos, idealizado por Ana Paula Zimmermann e Maria Helena Antonello.

Já durante o eixo 4 - práticas sustentáveis e engajamento socioambiental -, foram apresentados os trabalhos "Mundo sustentável: animais sem fome & ecobags", por Renilda Genro, Angelita Scalamato e Maria Helena Antonello, que abordaram a reflexão sobre a sustentabilidade do meio ambiente e a preocupação sobre os cuidados com cães e gatos; o Projeto "Master Palas", de Manaus (AM), representado pela Professora Elcilene Santos, abordou o tema da alimentação saudável e do empreendedorismo; e o Projeto "Quem sou, nós, somos?", de Graciele Gonzaga e Elaine Oliveira, que teve como objetivo desenvolver o pensamento científico voltado para as reflexões sociais.

Abrindo o 5° eixo de desenvolvimento do programa, Thiago Villela, ex-professor do Colégio Cruzeiro, contou como a prática do debate na sala de aula, por meio da disciplina de Geografia, pode ser uma experiência libertadora. Claudio Mattos, dando continuidade ao tema do eixo, "Educação como prática de investimento social", abordou a transdisciplinaridade na Escola Municipal Virgílio Várzea, elencando o crescimento profissional, pessoal e cultural de alunos e professores ao longo do projeto. Fechando a última parte do evento, Antonio Gomes, Mateus Xavier e Mônica Jansen apresentaram o Projeto Educacional do SESC voltado para estudantes que prestarão o ENEM.

Após mais de 5 horas de evento, Maria Cecília Cury, Coordenadora Estadual do PEA UNESCO/RJ, agradeceu a presença de todos, enaltecendo a importância do Projeto de Ação Social realizado pela SBH | Colégio Cruzeiro. Uma manhã onde trabalhos incríveis e, mais do que isso, inspiradores, deram o tom e a esperança por dias melhores.

Estiveram presentes no encontro on-line o Diretor Vice-Presidente da SBH (Setor Colégio), Ronald Sharp Júnior, o Diretor Pedagógico da Unidade Jacarepaguá, Marcos Schupp, o Diretor Pedagógico da Unidade Centro, Egon Paulo Dreyer, e o Vice-Diretor da Unidade Centro, Heitor Achilles.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo